Trabalhadores de diferentes nacionalidades que fizeram serviços em alguns hotéis de Orlando entraram com processos na corte por não terem recebido os pagamentos. Um dos hotéis é o luxuoso Swan and Dolphin, do complexo Disney. Segundo matéria do jornal local, Orlando Sentinel, o hotel contratou os trabalhadores através da empresa Very Reliable Services, que é de brasileiros.
A VR Services está fechada desde dezembro, e está sendo investigada pelo Departamento de Homeland Security, o Departamento de Trabalho dos EUA, e o governo brasileiro.
Segundo o jornal, vários funcionários da VR Services, fi zeram serviços de limpeza, laundry, entre outros, nos hotéis e não receberam o pagamento, por isso estão tentando receber do hotel, através de uma ação judicial na U.S. District Court, em Orlando.
De acordo com o processo, os funcionários receberiam o valor de $7.50 a hora e trabalharam cerca de 160 horas, cada um, sem receber nada.
A nossa equipe entrou em contato com o advogado Greg Schell, que está representando dois trabalhadores das Filipinas, que já entraram com processo contra um dos hotéis.
Segundo Mr. Schell, ainda existem outros processos para entrar em corte e outros trabalhadores que não foram pagos. “Nosso escritório está tentando reunir todos esses trabalhadores que não receberam seus pagamentos, e dentre eles, existem brasileiros”, disse Schell ao jornal Gazeta.
Em nota ao Orlando Sentinel, o advogado afi rmou que os hotéis também têm que se responsabilizar pelo pagamento. “Esses hotéis são luxuosos. Acho que os hóspedes ficariam chocados se soubessem que pessoas que realizaram
trabalhos nesses hotéis não receberam seus pagamentos”.
A porta-voz do resort Swan and Dolphin afirmou que os funcionários foram contratados por um “subcontractor”, e que não acredita que o hotel seja legalmente responsável pelo pagamento dos mesmos. “O hotel entende a situação dos trabalhadores, mas a verdade é que eles não são funcionários dos resorts”, disse Treva Marshall.
Empresa está envolvida em Operação Anarquia
Ainda de acordo com Orlando Sentinel, a VR Services e outras empresas similares da região de Orlando estão envolvidas na Operação Anarquia, criada no Brasil, que investiga um esquema de fraude de vistos de trabalho
para os Estados Unidos, que resultou na prisão de 13 pessoas, incluindo 3 cidadãos americanos.
No esquema, empresas usavam documentos falsos para obter vistos de trabalho para os Estados Unidos. Depois eles cobravam até 15 mil dólares de futuros imigrantes do Brasil, Rússia, e República Dominicana, entre outros países, para o que eles chamavam de posições temporárias de trabalho. O esquema movimentou cerca de $52 milhões. Funcionários da VR Services também trabalharam em outros hotéis, como Hilton Walt Disney World Resort; Hilton Orlando Bonnet Creek; Hyatt Regency Orlando International Airport; Marriott Spring-Hill Suites at SeaWorld e Sheraton Safari Hotel and Suites.
A VR Services está registrada em nome da brasileira Valquiria Dozzi, e a empresa foi fechada, depois que agentes federais ocuparam os escritórios da empresa na Universal Boulevard.