Engenharia de Software e o mercado de trabalho

Com a contínua demanda de empregos na área da tecnologia, o engenheiro de software se destaca pela variedade de áreas de atuação.

Por Lara Barth

Se você estiver considerando uma carreira em engenharia de software, vale a pena obter um certificado de graduação ou pós-graduação.

A dependência de software e tecnologia no cotidiano está em todas as partes. Seja na escola, trabalho ou lazer o acesso tecnológico está presente. Ao abrir um aplicativo móvel no celular ou computador, o usuário espera velocidade e funcionalidade. É assim nas compras online, atividades bancárias e praticamente tudo que envolve interação com a internet. Por trás de uma experiência virtual de sucesso, estão os engenheiros de software que trabalham para garantir que esses programas e aplicativos permaneçam seguros e fáceis de usar.

Os profissionais desta área escrevem códigos, implementam novos recursos, identificam e corrigem bugs, testam soluções e otimizam o desempenho de produtos. As responsabilidades específicas dos engenheiros de software variam de acordo com seus trabalhos, podendo se concentrar em aplicativos móveis, web e desktop, arquitetura de software, desenvolvimento de jogos, entre outros.

Segundo o Departamento de Estatísticas do Trabalho nos EUA (BLS), as perspectivas de emprego para esses cargos são excelentes, com expectativa de aumento de 26% até 2032. Este número é referente a uma categoria de profissionais que inclui, além de engenheiros de software, desenvolvedores de software, analistas de qualidade e testadores.

Educação em primeiro plano

Os requisitos de educação para empregos de engenheiro de software variam. O BLS revela que os empregadores geralmente preferem um diploma de bacharel em engenharia de software, computação e tecnologia da informação, matemática, engenharia ou uma disciplina relacionada. Para funções mais avançadas ou de liderança, as empresas podem exigir um mestrado.

Se você estiver considerando uma carreira em engenharia de software, vale a pena obter um certificado de graduação ou pós-graduação. Brasileiros que vivem no exterior podem se matricular no curso superior do Centro Universitário Internacional UNINTER, que prepara o profissional para atuar no planejamento, desenvolvimento e manutenção de softwares, utilizando as principais tecnologias e ferramentas disponíveis na atualidade. Ao concluir o curso que tem a duração de quatro anos, o aluno da UNINTER poderá atuar em empresas públicas ou privadas de tecnologia, desenvolvimento de softwares, indústrias, consultorias, bancos, instituições de ensino e pesquisa ou montar sua própria empresa.

Lembrando que o engenheiro de software, munido de conhecimento, faz parte do chamado mercado de carreiras globais, podendo encontrar trabalho não só em uma variedade de setores, como em diversas empresas espalhadas pelo mundo em busca de profissionais qualificados.

Pronto para investir em sua carreira de engenheiro de software? Visite o site uninteramericas.com e explore esta e mais de 200 opções de cursos de graduação e pós-graduação disponíveis. Para se matricular, os interessados precisam apresentar apenas um comprovante de endereço, comprovante de conclusão do ensino médio e um documento pessoal de identidade.

Sobre a UNINTER

O Centro Universitário Internacional UNINTER é um dos maiores grupos do segmento educacional e uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 650 mil alunos e, hoje, tem mais de 550 mil estudantes ativos. Fora do Brasil, o Centro Universitário Internacional UNINTER oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação EAD para brasileiros, com polos de apoio presencial localizados em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Newark, Orlando, Salt Lake City e Washington-DC, nos Estados Unidos; Lisboa e Porto, em Portugal; Londres, Inglaterra; Milão, Itália; Madrid, Espanha; e em Hamamatsu e Nagoya, Japão. 1-833-605-1255 | uninteramericas.com