Pepe se despede dos campos aos 41 anos; relembre a carreira do zagueiro
Experiente jogador optou por recusar propostas e encerrar a sua carreira ao final da Eurocopa; confira detalhes da sua história e planos para o futuro.
Um dos grandes nomes do futebol mundial, o zagueiro Pepe, anunciou a sua aposentadoria dos gramados aos 41 anos. Ele tinha propostas para seguir jogando na Arábia Saudita e até no Brasil, mas optou por colocar um ponto final.
Por anos, o craque foi destaque em casas de apostas esportivas, na mídia e, principalmente, nos gramados. Com um perfil de líder por onde passou, Pepe sempre foi marcado por ser um jogador firme, como um zagueiro precisa ser.
Ao comunicar a aposentadoria, Pepe divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando várias taças que ele conquistou na sua carreira.
A carreira de Pepe
Pepe é natural de Maceió e defendeu o Corinthians-AL nas categorias de base, mas jamais jogou profissionalmente no futebol brasileiro. Ele chegou em Portugal jovem e acertou com o Marítimo, onde se profissionalizou. Após três temporadas na equipe, com destaque, acertou com o Porto, um dos gigantes do país.
Na temporada 2007/08, ele chegou até o Real Madrid, onde ficou por 10 temporadas. Após deixar os Galáticos, ficou um ano e meio no Besiktas, da Turquia, até retornar ao Porto. Foram mais seis temporadas no clube, até a aposentadoria.
Ao todo, foram 895 jogos na carreira e 51 gols. Pelo Porto, onde encerrou, foram 290 partidas e 17 gols marcados. Já no Real Madrid, onde ficou mais tempo, foram 334 partidas e 15 gols.
Além disso, foram 29 títulos na carreira, entre eles, conquistou Campeonato Português, Taça de Portugal, Campeonato Espanhol, Copa Del Rey, Supercopa da Espanha, Mundial de Clubes, Supercopa Europeia, três Champions League, entre outros.
Pepe, o mais velho a disputar uma Eurocopa
O último ato de Pepe como jogador profissional foi defendendo a Seleção de Portugal, no qual o jogador optou por defender, ao se naturalizar português. Disputando a Eurocopa 2024 como titular, ele se tornou o mais velho a entrar em campo na competição.
Foi a quinta Eurocopa disputada pelo jogador, que venceu uma, em 2016. Além disso, ele também disputou quatro Copas do Mundo e uma Copa das Confederações por Portugal. Ao todo, foram 141 jogos pelo país e oito gols.
Ele também venceu a UEFA Nations League por Portugal, além de ser eleito três vezes para o time ideal da Eurocopa. Portanto, Pepe fez história pela Seleção Portuguesa.
Mesmo com a sua aposentadoria, os fãs podem seguir apostando na equipe e, em operadores como a Bet365 é possível fazer palpites no futebol europeu como um todo, seja em clubes ou seleções.
Pepe pode assumir nova função
André Vilas Boas, presidente do Porto, último clube de Pepe, revelou que conversou com o jogador e, inclusive, que ele pode continuar na equipe, mas agora como um dirigente.
"Há um caminho diferente e há também uma preocupação, de certa forma, do novo Porto em reduzir o montante salarial e custos. Isto foi claramente explicado ao Pepe e ele entendeu. Assim, ele irá tomar a decisão que entender relativamente a sua carreira e as portas do clube estarão sempre abertas para ele", destacou Villas Boas.
Portanto, esse deve ser o caminho do agora ex-jogador, que é muito querido não apenas no Porto, mas em Portugal.