Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre Militec 1. Por que Militec é perseguida na internet? Óleo Militec funciona? Estraga o motor? O que é? Pra que serve? É corrosivo? Tem cloro? Testado e reprovado?
Entre mitos e dúvidas sobre utilização, nos dias de hoje, nada mais corriqueiro que buscar informações na rede digital para saber sobre alguma empresa, produto ou marca. Quando o assunto é motor, nos deparamos com uma questão interessante e importante sobre um produto chamado Militec 1 que foi testado e aprovado – no final da década de 80 pela marinha norte-americana. Militec é vendido em diversos países do mundo e melhora o funcionamento de todas as máquinas que sofram com atrito.
Assim sendo, é de tomar cuidados pois de uma hora para outra todos viram uma “autoridade no assunto” ou querem esconder outros interesses, levando seus seguidores ao erro, ao reportar fatos e versões parciais, principalmente quando repetem constantemente a retórica contra a marca Militec.
O que é Militec e para que serve?
Por isso, se faz antes de mais nada, esclarecer que Militec é um condicionador de metais que não tem nenhuma função em relação ao óleo. A função principal de Militec é tratar o metal. Ou seja, falando sobre as propriedades do produto, não se trata de um aditivo e portanto não altera as características químicas e de viscosidade do óleo. Sua função é aderir às superfícies desgastadas de partes móveis, reduzindo folgas e devolvendo a eficiência original do motor.
Militec testado e reprovado?
Corroborando isto, a Militec do Brasil divulgou dados sobre estudos preliminares de condicionadores de metais no Brasil, no qual a diminuição de atrito e de desgaste nos componentes foi medida. Em verdade, a utilização de Militec reduziu de forma drástica o desgaste por atrito em ensaio de pino. Este estudo de pesquisa que trata das análises térmicas e físicas, do produto com o objetivo de verificar o desempenho é uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), cuja cooperação técnica será de 4 anos e tem como finalidade estabelecer uma metodologia de avaliação de condicionadores de superfície. Segundo testemunhos de usuários, mecânicos e revendedores, que usam há muitos anos o produto Militec , sua aplicação funciona mesmo tendo aumentado o desempenho e reduzido o atrito dos componentes, e nunca foi constatado nenhum problema.
Militec é corrosivo? Militec tem cloro?
O produto Militec 1 inaugurou a categoria de condicionadores de metais no Brasil nos anos 90, trazendo resultados mencionados, por seus clientes. Na esteira dele surgiram várias outras marcas que são vendidas como condicionadores de metais e que prometem entregar os mesmos benefícios de Militec 1, sem comprovação. Líder de mercado, Militec 1 continua crescendo ano a ano e isso incomoda a concorrência. Em verdade, o produto comercializado há mais de 2 décadas conta mais de 5 milhões de consumidores brasileiros satisfeitos. Por fim, vale notar, que novas tecnologias sempre geram Militec 1 é um produto inovador que veio pra trazer economia para o usuário.
E quais as vantagens alcançadas com Militec por seus clientes, parceiros e consumidores?
O compromisso da Militec Brasil sempre foi pautado em prestar e fornecer qualidade aos seus consumidores e parceiros. Assim podemos destacar que ele entrega mais potência, porque aproveita energia desperdiçada aumentando a potência do motor; Economia de Combustível, aumentando à performance do veículo e gerando a diminuição do consumo de combustível; e contribuição para a preservação do meio ambiente, haja visto a redução da emissão de gases poluentes e de CO em até 70%.
A quem interessa desqualificar Militec?
O problema é que o Militec é um produto americano que faz sucesso aqui no Brasil por desgastar menos as peças desgastadas, e como consequência reduz custos de manutenção e isto incomoda indústria de peças.
Em meio a essa proliferação de informações , é necessário ter cuidado pessoal com quem busca desqualificar Militec sem nunca ter usado o produto e sem ao menos ter interesse em conhecer de verdade como funciona nosso produto.
Por isso, sempre surge a tona a polemica entre Militec e ANP , em que esta ultima teria reprovado o uso do Militec. A ANP nunca reprovou o produto. O que de fato ocorreu foi uma análise de conformidade quanto a uma informação no frasco do produto que originou pois um processo administrativo alegando inconformidade desta informação.
A questão é que este assunto foi transformado e aumentado circulando como uma falsa alegação que a Militec corrói o motor porque tem cloro na fórmula.
Ora , "Uma suposta presença de cloro poderia levar ou não a cloretos ácidos, os quais poderiam ou não elevar a acidez do produto e isso poderia ou não acarretar corrosão. Ou seja, muitas variáveis hipotéticas que não comprovada, não devem ser vaticinadas como verdades ( olha a questão dos fatos x versão dos fatos ). Porque apesar de tudo, não existe nenhuma evidência de cloretos ácidos no Militec e nenhuma comprovação de que Militec prejudica de alguma forma os motores.
Mas então do que é feito o óleo Militec e pra que serve?
Militec 1 é feito com a mais alta qualidade usando reator químico único e é organicamente transformado em uma substância pura e uniforme chamada Militec 1. Sua forma final é completamente estável, pois seus componentes originais não se separam mais.
Não existe nenhuma evidência de cloretos ácidos no Militec e nenhuma comprovação de que Militec prejudica de alguma forma os motores.
Ao contrário, em estudo do professor Ramón Molina Valle da UFMG há comprovação da ausência do ácido clorídrico.
A análise realizada mostrou que o Condicionador de Metais Militec 1 permanece estável com o mesmo Ph medido na ausência da água, garantindo baixos índices de acides da mistura e a “AUSÊNCIA TOTAL DE ÁCIDO CLORÍDRICO”, de acordo com o professor Molina. Além disso foi observado que a mistura do MILITEC 1 não alterou a constituição química/física do óleo. O MILITEC 1 reage com a superfície metálica e é “ad-sorvido” por estar em presença de calor, saindo eventualmente totalmente do óleo, que utiliza somente como veículo.
A FÓRMULA DE MILITEC1 É MANTIDA EM SEGREDO. O CLORO PODE DE FATO CAUSAR CORROSÃO E OXIDAÇÃO, MAS O MILITEC 1 COMPROVADAMENTE NÃO PROVOCA CORROSÃO E OXIDAÇÃO. TESTES CIENTÍFICOS JÁ REALIZADOS, COMO DO PROFESSOR RAMÓN MOLINA VALLE DA UFMG, COMPROVAM QUE O PRODUTO NÃO APRESENTA CLORETOS ÁCIDOS E DESTA FORMA NÃO PREJUDICA DE FORMA ALGUMA OS MOTORES. O AUMENTO DA DURABILIDADE DOS MOTORES, COMPROVADA NA PRÁTICA POR MILHARES DE USUÁRIOS DE MILITEC 1, É PROVA DEFINITIVA DE QUE MILITEC1 NÃO CAUSA CORROSÃO E OXIDAÇÃO.
Vi na internet um carro tratado com Militec-1 rodando sem óleo. Isso é possível? É verdade ou mentira ser possível um carro andar sem óleo no motor, com Militec?
Sim é verdade e possível! Porém não recomendável. Existe um vídeo real rolando na internet sobre isto. Contudo o seu objetivo é mostrar que o nível de redução de atrito é tão relevante a ponto de poupar o motor ou equipamento mesmo em condições severas por falta de lubrificante ou contaminação extrema do lubrificante por combustível, solvente ou água.
O motor tem problema quando está sem óleo lubrificante por causa do atrito entre as peças que gera temperatura, dilatação, desgaste, travamento. Como Militec 1 trata somente partes que tem metal e não se mete com lubrificante, ele irá proteger o metal mesmo com e estiver sem óleo.
Quem leu o reporte do teste do ADG que andou 18km sem óleo lubrificante no Carter, somente usando Militec e não acredita no produto...tem que fazer o mesmo por conta própria! Ele próprio condenava o uso do produto antes disso, não acreditava mesmo!
Tem outro usuário do Militec que publicou na 4x 4 uma história bem interessante: ele tinha um Gol, e o cárter furou, tendo que rodar por uns 30 km até chegar em Fortaleza mas sem nem notar o problema... mas não teve problemas no motor. Muita gente acha que é mito, mas isso é verdade.
É claro que não é recomendável que um veículo fique sem o uso de lubrificante, mas se por acaso acontecer um incidente deste e o veículo tiver Militec 1, o produto permitirá que este veículo ande sem óleo até um posto de combustível, mecânica, auto-peças ou outro local onde poderá repor o óleo. O foco não é ganhar velocidade mas sim proteção.
Quais são as vantagens e desvantagens da Militec?
Mais importante que ficar nessa discussão é saber na prática, onde podemos aplicar o Militec, como ele pode ser aplicado?
Considerando que Militec 1 funciona em máquinas onde duas peças de metal se atritam.
Vale observar que O produto não tem função de restaurar as partes móveis ou repor material. A função principal de Militec é tratar o metal. Ou seja, preservar a superfície das partes metálicas do motor em relação a desgastes
Militec destrói juntas e retentores e gera vazamento de óleo?
Quem coloca Militec original no motor nunca teve problema. Para quem não sabe, 50ml de Militec tratam 1 litro de óleo de motor, simples assim. Assim, se você efetuou a troca de óleo do motor, e o motor do seu carro tem 4 litros, você deverá colocar 200ml de Militec. Não existe uma formula magica especifica , mas sempre se recomenda que se troque o filtro da ar, o Filtro de Óleo, o filtro de combustível e o óleo do motor.
Resultado: um motor que trabalha mais leve, de forma mais eficiente e mais econômica.
Ou seja, para que o Militec funcione e traga benefícios como prevenção de atritos e prolongamento da vida do motor, é necessário utilizá-lo na medida recomendada
Importante destacar que Militec não é para TRATAR o óleo, ele não se mistura no óleo, ele se impregna no metal depois de alguns km rodados, podendo rodar até sem óleo caso faltar.
Ele não altera a composição do óleo, nem o intervalo de troca, devendo ser usado à cada 20mil km. Ele simplesmente usa o óleo como condutor para chegar às superfícies metálicas em atrito, desprendendo-se do óleo e fixando no metal.
Antes e Depois! Militec é Bom?
Tudo sempre é uma questão de custo x benefício. Na internet existe centenas de testes feitos por gente especializada, mecânicos independentes e testemunhos de usuários.
O teste é feito pelo barulho característico do motor, que após a utilização do Militec fica mais suave, com partida afinal é de conhecimento comum que o desgaste de qualquer motor é na partida. Isto se explica pois o condicionador de metais tem como finalidade reduzir atrito. Por isto a diferença de barulho do motor muda.
Vale notar que a batida de tucho só se resolve com intervenção mecânica ,troca de tuchos e balancins e conferindo folga de mancais e possíveis fuga de pressão de óleo.
Como mencionado, Militec serve como proteção contudo o mesmo usa o óleo como veículo para se espalhar no motor e aderir nas partes móveis e não móveis.
Militec então é um condicionador de metais usado em motores, junto ao óleo, para diminuir o desgaste das peças e ainda aumentar potência, gerar economia de combustível e reduzir a emissão de gases poluentes. O produto também tem indicação de uso em engrenagens em geral.
Veja também:
MILITEC BRASIL - A VERDADE FINALMENTE REVELADA