"A meu ver o uso de apps
não ensina nada para as
pessoas; (com os Apps) elas
não precisam memorizar
o que é o alimento, não
precisam pensar em nada."
A utilização de aplicativos está crescendo muito. Existem os gratuitos e os pagos, para todos os gostos e bolsos. Como trabalho com 'mentoring' em nutrição e exercícios, vou me deter a estes dois tipos de aplicativos.
Os aplicativos mais modernos - e vamos dizer assim, melhores-, com relação à alimentação permitem que você distribua as calorias segundo os alimentos que escolhe. Isso quer dizer que não são apenas contadores de calorias, o que seria terrível. São apps que permitem que você faça a configuração para, por exemplo, 55% das calorias serem provenientes de carboidratos, 15% de proteínas e o restante de gorduras, que é bem legal.
Ponto a favor dos apps.
Mas, será que quem alimenta ou alimentou esse app colocou informações corretas?
Pros e Cons dos apps
Outro ponto contra os apps seria o fato de uma laranja, por exemplo, ter sempre o mesmo número de calorias; mas na prática não é bem assim. Acho que você pode entender que se a laranja estiver bem doce, terá mais açúcar do que se ela for azeda.
Bem, isso quer dizer que o app pode falhar. Além disso, a meu ver o uso de apps não ensina nada para as pessoas; (com os apps) elas não precisam memorizar o que é o alimento, não precisam pensar em nada. Como resultado, usamos cada vez menos nosso cérebro para organizar uma das coisas que deveria ser prioridade na nossa vida, a alimentação.
Com relação aos exercícios seguimos na mesma linha. O mesmo exercício para todos? Não, não pode estar certo.
E se a pessoa não tiver músculos suficientes para correr? E se os ligamentos estiverem fragilizados? Correr usando um aplicativo pode causar danos graves.
Antes de iniciar um exercício é preciso a avaliação de um profissional da área para poder saber se aquele exercício que você deseja fazer precisa de uma preparação ou não.
E a carga? Como um aplicativo poderá te dizer a carga, ou peso, que você deve usar? Sem falar no número de repetições e tantas outras coisas a serem analisadas.
Isso tudo quer dizer que os apps podem ser usados, mas é necessário a orientação de um profissional para as primeiras instruções e para avaliar se o aplicativo que você escolheu é bom, e te ensinar a melhor maneira de usá-lo.