As vendas de energy drinks têm aumentado constantemente, assim como preocupações médicas sobre a popularidade dessas bebidas com alto teor de cafeína entre os jovens.
As bebidas energéticas tiveram um crescimento de 13,3% nas vendas em 2010 e receberam um “impulso significativo” em lojas de conveniência, de acordo com um relatório divulgado pela empresa de pesquisas, SymphonyIRI Group.
A chefe da American Beverage Association, Maureen Storey, diz que as bebidas não são piores que o café. Um copo de 16 onças do Pike Place da Starbucks tem 330 mg de cafeína - o mesmo que uma lata de 16 onças do energy drink Monster Energy, que se apresenta como “uma bebida energética matadora”.
O Food and Drug Administration limita a quantidade de cafeína em refrigerantes para 71 mg para 12 onças, mas não regulamenta a cafeína em bebidas energéticas, café ou chá.
Barbara Crouch, chefe do centro de controle de venenos de Utah, diz que as pessoas normalmente não tomam o café tão rapidamente como fazem com os energy drinks. Isto pode levá-las a acumular altas concentrações de cafeína mais rapidamente, o que pode causar ansiedade, palpitações e “maiores perturbações do ritmo cardíaco”. Ela também se preocupa com os atletas jovens bebendo porque eles estão se desidratando.
A American Association of Poison Control Centers, que começou o controle de bebidas energéticas este ano, recebeu 340 relatos de bebidas energéticas, de janeiro a março. Apesar de a maioria não ter sido grave, um relatório recente advertiu sobre as ligações entre a cafeína em bebidas energéticas, pressão alta, aumento do consumo de álcool e até mesmo o vício entre os jovens. Relatos de pessoas, incluindo adolescentes, com graves problemas de saúde depois de consumir bebidas energéticas estão em ascensão.
Monica Hassell, cujo marido de 27 anos de idade, Antonio, morreu de um ataque cardíaco, que ela diz ter sido causado por seu uso pesado da bebida “5-Hour Energy”, está processando o fabricante, Living Essentials.
A porta-voz da empresa, Elaine Lutz, prefere não comentar sobre o litígio, mas diz que a bebida é um “suplemento alimentar seguro e eficaz”.
Uma reportagem no Men’s Health, de autoria de David Zinczenko e Matt Goulding, alerta para o uso das bebidas, especialmente algumas marcas. O artigo alega que o uso de uma lata adicionada ao seu consumo diário de líquidos pode causar um ganho de 29 libras em um ano.
Seguem algumas trocas que podem fazer uma grande diferença
5-Hour Energy (garrafa de 1.93 onças)
4 calorias
0 g de açúcar
135 mg de cafeína
Substituição:
Café preto
(copo de 12 onças)
0 calorias
0 g de açúcar
95 a 200 mg
de cafeína
Motivo: a companhia que faz o 5-Hour Energy diz que a bebida é cheia de vitaminas e outras substâncias que promovem a energia, mas quando o Consumer Reports pediu uma cópia de pesquisas de apoio, a companhia não apresentou. Ou seja, a única substância comprovada dentro da garrafinha é a cafeína, e uma dose contém o quase o mesmo que uma xícara de café. Por isso, pelo menos você sabe o que tem dentro de uma xícara de café: café.
Redline Power Rush (garrafa com 2.5 onças)
0 calorias
0 g de açúcar
326 mg de cafeína
Substituição:
Sugar-Free
Red Bull
(lata de 8.4 onças)
0 calorias
0 g de açúcar
75 mg de cafeína
Motivo: o Redline Power Rush promete 7 horas de energia! Tomar essa garrafinha significa tomar 3 copos de café, provavelmente o motivo pelo qual o site da companhia alerta que menores de idade não deveriam tomá-lo. E pessoas com histórico de pressão alta ou glaucoma, têm que consultar um médico antes de consumir a bebida. Além disso, a própria companhia recomenda que se beba somente a metade da garrafinha. O Sugar Free Red-Bull oferece a mesma vantagem de calorias baixas e com uma quantidade razoável de cafeína, o que é o mesmo que tomar uma xícara de café.
Starbucks Coffee Frappuccino (garrafa com 13.7 onças)
290 calorias
4.5 g de gordura
46 g de açúcar
108 mg de cafeína
Substituição:
Rockstar Roasted
Coffee + Energy
Light Vanilla
(lata com 16 onças)
100 calorias
14 g de açúcar
240 mg de cafeína
Motivo: Rockstar fabrica uma alternativa mais saudável que Starbucks. O drink da Starbucks tem a mesma quantidade de calorias que uma barrinha de chocolate ou mesmo um cheeseburger do Wendy’s, além de mais açúcar que duas bolas de um sorvete de crème brûlée da Häagen-Dazs. Ao optar pelo drink do Rockstar você cortará as calorias em dois terços.
Amp Energy (lata de 16 onças)
220 calorias
58 g de açúcar
142 mg de cafeína
Substituição:
Xenergy
Mango Guava
(lata de 16 onças)
0 calorias
0 g de açúcar
180 mg de cafeína
Motivo: Amp é um energy drink que se confunde com refrigerante. A questão é que, além de conter todos os ingredientes duvidosos dos energy drinks, Amp tem o açúcar que os refrigerantes têm. Tomar esta bebida é o mesmo que ingerir 14 colheres de açúcar. Xenergy tem mais cafeína, mas 0 de açúcar.
Para comentários e sugestões: CLIQUE AQUI
Para ler a versão completa do Jornal Gazeta Brazilian News CLIQUE AQUI