Em comunicado oficial, o governador Rick Scott declarou estado de emergência em 31 condados da Flórida, incluindo Broward, Palm Beach, Miami-Dade, devido à tempestade tropical Emily, que se intensificou na manhã desta segunda-feira, 31, ao longo da costa oeste da Flórida.
A tempestade se formou rapidamente na manhã desta segunda-feira, na área de Tampa, e as previsões iniciais não apontavam diretamente o sul da Flórida, mas segundo os meteorologistas, a tempestade está se intensificando e deve trazer bastante chuva também para a parte sul.
Os alertas para a tempestade tropical estão em vigor para os condados de Pinellas, Hillsborough, Manatee, Sarasota, Charlotte e Lee e o estado de emergência para 31 municípios e embora Emily tenha maior impacto no sudoeste da Flórida, a parte central também sente grande impacto, com os condados de Orange, Osceola, Volusia, Brevard Lake e Seminole em estado de emergência.
Ainda não há ordens de evacuação vigentes e a Florida National Guard (Guarda Nacional da Flórida) se mantém em alerta para ajudar com os impactos relacionados com a tempestade, segundo o escritório do governador.
Emily estava a cerca de 35 milhas a sudoeste de Tampa, com ventos máximos sustentados de 45 mph, e se movendo para o leste a cerca de 9 mph - um aumento de cerca de 10 mph desde a última quarta-feira, quando o sistema era ainda somente uma Depression Tropical 6.
A previsão é de que a tempestade enfraqueça e volte a ser uma depressão tropical à medida que se desloca pela península da Flórida até chegar em alto mar no Oceano Atlântico.
Segundo o escritório do governador, o estado de emergência dá ao Estado a flexibilidade para trabalhar com os governos locais para garantir que eles tenham todos os recursos que possam precisar. “Ao saber sobre este sistema tropical monitorado pelo National Hurricane Center, o Estado da Flórida imediatamente se comprometeu a se preparar para qualquer impacto potencial da tempestade. Eu declarei estado de emergência em 31 municípios para garantir que cada comunidade tenha os recursos de que precisam e que as agências estaduais, regionais e locais podem trabalhar facilmente para manter as pessoas preparadas durante a passagem da tempestade tropical Emily”, declarou Scott em comunicado.