DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Dia do canhoto

13 de agosto é o dia do Canhoto.
Sempre quis ser, mas fui construída destra.
Em tempos de escola eu simulava ser canhota, mas não tinha jeito. A letra ficava horrorosa, não tinha força na mão.
Mas me realizei no meu filho, se bem que o mundo é dos destros.
Sempre achei um charme ser canhoto. Eles têm um jeito especial de fazer as coisas, mas em alguns momentos tenho que concordar que passam mais trabalho.
Abridores, tesouras, carteiras escolares, tudo é feito para pessoas que escrevem com a mão direita.

Mesmo assim existem estudos que estimam que 10% da população mundial é canhota e durante muito tempo se considerava errado ser canhoto e se forçava o uso da mão direita.
Este muito vem de muito tempo. Na Grécia antiga, o simples pronunciar mão esquerda era constrangedora. Na Idade Média, muitas mulheres canhotas foram queimadas pela inquisição, apontadas como bruxas.
Até mesmo na religião católica, o sinal da cruz é feito com a mão direita e Jesus está sentado à direita do Pai.

Em alguns locais na Europa, na América e parte da África, e entre grupos de ciganos, quando a palma da mão direita coçar é sinal que a pessoa irá receber algum dinheiro; se for a palma da mão esquerda que coçar, então a pessoa perderá dinheiro.
Na Escócia os supersticiosos acreditam que quem entra em casa pisando primeiro com o pé esquerdo acaba trazendo demônios ou má sorte para dentro do lar.

LEIA TAMBÉM  Flórida tem 80 grávidas com zika

Usar a mão esquerda, no Iran, é considerado uma atitude desonrosa. Assim, quando um ladrão era capturado, tinha a mão direita decepada como punição.

Quando uma pessoa está infeliz, dizem que ela acordou “com o pé esquerdo”.

No passado, os judaicos tinham que manter-se longe da lista dos “Cem Defeitos Físicos” citados por Mai-monides. Entre eles, cegos, mancos, anões e, claro, canhotos.

No Budismo, Buda descreve que o caminho para o Nirvana (purificação e salvação) se divide em duas partes: um é o caminho da mão esquerda, que representa o jeito errado de se viver, e outro é o caminho da mão direita, digno para a purificação da alma.

Nos países islâmicos e na Índia, a mão esquerda é considerada “suja” e as pessoas são proibidas de comer com a canhota
Crenças e mitos a parte, a presença de um controle motor mais fino com a mão esquerda indica um predomínio do hemisfério direito sobre o esquerdo. Essa característica é determinada geneticamente, que codifica uma proteína neuronal trans-membranar rica em leucina. Portadores deste gene possuem uma maior prevalência de doenças como esquizofrenia e epilepsia, porém são mais rápidos e lutam melhor que destros. Nada mais do que isto. Nada errado com isto. Que bom que vivemos num mundo que está estimulando que as pessoas sejam como são.
Superinteressante é que os animais também podem ser destros ou canhotos.

LEIA TAMBÉM  Cientistas preveem diminuição do surto de zika no inverno

Algumas curiosidades sobre os canhotos

Ser canhoto causa efeitos na saúde
Um estudo realizado sobre 1.400.000 pessoas indicou que os canhotos sofrem menos úlceras e artrite. Algumas teorias dizem ainda que eles são capazes de conservar melhor a memória ao envelhecer.
Mais burros ou mais inteligentes?
Um estudo da Peabody College mostrou que, entre as crianças precoces em matemática e línguas, há uma porcentagem alta de canhotos. Acredita-se que isso se dê por causa da habilidade desenvolvida diante da necessidade de se adaptar a um mundo de destros.
Ser canhoto influencia os gostos?
Um estudo da Universidade de Toledo (Ohio, EUA) concluiu que os canhotos gostam mais de músicas alternativas, já que são mais flexíveis e estão mais dispostos a atualizar suas preferências.
São irritados e medrosos?
As áreas do córtex cerebral que processam as emoções negativas apresentam maior atividade entre os canhotos, em especial as da ira e da hostilidade. Um estudo da Universidade de Queen Margaret mostrou que os canhotos sentem mais medo, e um estudo da Universidade de Abertay acrescenta que eles são mais tímidos.
São lutadores?
São melhores lutadores e costumam ganhar as brigas, já que, por sua peculiaridade, os destros têm menos oportunidades de treinar contra canhotos, o que poderá ser uma vantagem evolutiva em sociedades violentas.
Gostam de beber?
O pesquisador Kevin Denny descobriu que os canhotos bebem mais, embora não tenham razão para desenvolver essa desordem em maior grau que os destros.
Quem são os canhotos famosos?
Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Marie Curie, Albert Einstein, Bill Gates, Alexandre o Grande, Joana d’Arc, Mahatma Ghandi, Winston Churchill, Adolf Hitler, Simón Bolívar, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven, Mark Twain, Lewis Carroll, Pelé, Maradona, Messi.

LEIA TAMBÉM  E se ?Katrina? atingisse o Brasil?

Comments

comments

Tags: ,,,

Silvana Mandelli
Silvana Mandelli
Brasileira/americana, Silvana Mandelli resolveu, na terceira idade, escrever sobre suas experiências de vida, principalmente sobre viagens, sua grande paixão. Em seu blog "De bobagens a viagens", também compartiha aprendizados, observações sobre aquele assunto que estiver na mente e experiências que deram ou não certo, podendo assim deixar um legado para sua neta. Blog: www.debobagensaviagens.com



292