Cruzeiro é 91% campeão, segundo matemáticos
De acordo cálculos do site Infobola, alimentado pelo matemático Tristão Garcia, o Cruzeiro tinha, no dia 20, 91% de chances de conquistar o Campeonato Brasileiro de 2014. São Paulo (4%), Inter (2%), Atlético-MG (1%), Corinthians (1%) e Grêmio (1%) aparecem muito, mas muito atrás.
Basicamente, estas porcentagens mostram que somente uma combinação muito improvável de resultados impedirá que a torcida celeste comemore o bi daqui a algumas semanas.
Considerando a média de pontuação de todos os campeões nacionais (74 pontos) desde 2006 - quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos e por 20 clubes -, o Cruzeiro necessita de apenas 15 tentos para faturar o bi em 2014. Assim, seguindo esta conta, restariam somente cinco vitórias nos próximos nove jogos para o time cruzeirense alcançar a marca que, em média, garante a conquista da Série A a uma equipe.
Libertadores Os números mostram que Cruzeiro (99%) e São Paulo (76%) já têm vaga muito bem encaminhada para a próxima Copa Libertadores da América, mas que três times brigarão ponto a ponto por mais dois lugares. Atlético-MG (59%), Inter (55%) e Corinthians (54%) têm praticamente as mesmas chances de se classificar para o torneio continental. O confronto direto entre gaúchos e mineiros, no dia 23 de novembro, pela 36ª rodada, pode definir os rumos do duelo. Somente mais atrás surgem Grêmio, Santos e Fluminense.
Rebaixamento Na parte inferior da tabela, más notícias para o Botafogo. De acordo com Tristão Garcia, apesar de atualmente ser o 17º colocado do Brasileiro, o clube carioca é o que tem mais chances de ser rebaixado à Série B (73%). Para se reerguer, a equipe tem três confrontos com rivais diretos na luta contra a degola (Coritiba, Figueirense e Chapecoense) até a 38ª rodada. Por sua vez, a boa sequência engatada pelo Palmeiras nas últimas rodadas deu um respiro a equipe alviverde, que agora possui somente 21% de chances de descenso – bem atrás de Coritiba, Criciúma, Bahia e Vitória.
As informações são do “Terra”.