Um exército de bombeiros conseguiu, neste sábado, controlar grande parte do incêndio que destruiu 9.712 hectares do noroeste do condado de Los Angeles em três dias, e ameaçou milhares de casas de uma das zonas mais nobres do sul da Califórnia. Às 08h30 local (12h30 de Brasília), o incêndio estava controlado em cerca de 40%, e as autoridades esperavam contê-lo completamente até a tarde de segunda-feira, "se a mãe natureza colaborar", disse o inspetor do departamento de bombeiros, Jason Hurd.
As autoridades já pensam em reduzir o número de homens que combatem as chamas, que na sexta-feira chegou a 3.000, disse Hurd. Os bombeiros venceram a batalha contra as chamas graças à "diminuição dos ventos, ao aumento da umidade e aos esforços em terra daqueles que trabalharam toda a noite".
"Todas as estradas interditadas foram reabertas e todos regressaram para suas casas", disse Hurd. Seis bombeiros ficaram feridos, mas nenhum gravemente, informou.
O incêndio começou às 13h50 de quarta-feira, à beira de uma estrada nas proximidades do subúrbio de Chatsworth. Impulsionadas pelos ventos quentes que sopram na região, as chamas se propagaram até o condado de Ventura (noroeste de Los Angeles).