Vistos de estudante têm demorado até cinco vezes mais para sair
“Sem muitas alternativas para ficar legalmente nos EUA, um grande número de pessoas está se dedicando aos estudos como uma maneira legal de permanecer por um período mais longo”, disse a advogada. “Historicamente, o visto de estudante é muito popular, mas nos últimos anos tem se ficado muito cobiçado. Com a popularidade do visto vem junto tentativas de fraude e um período de espera mais longo para obter a aprovação”.
A paranaense K. F., de 28 anos, que preferiu não ter seu nome publicado, esperou por 20 meses pela mudança do status de turista para estudante. Ela entrou com o pedido em 20 de maio de 2014 e só recebeu o visto no dia 26 de janeiro. “Sei que quem pede o visto de estudante antes de sair do Brasil consegue a resposta muito mais rápido, dentro de mais ou menos um mês”, disse. A catarinense Mabiola Febre está iniciando agora o processo para mudar o status de turista para estudante e sabe que o processo será demorado. “Me disseram que demora pelo menos um ano”.
Mudança de status Ingrid explica que a escolha da escola é um ponto fundamental na aprovação do visto. “O que não faltam são instituições que não são autorizadas a emitirem o I-20 (o documento necessário para iniciar o pedido). Em muitos casos, o visto é negado por causa da má escolha da escola”, disse.
Outra questão que a pessoa que chega aos EUA com visto de turismo e decide estudar no país após sua chegada deve se preocupar é com os prazos, algo a ser discutido com o advogado. “O período de espera para a mudança de status deixa as pessoas preocupadas, pois ficam literalmente ‘no limbo’ durante esse tempo todo”, disse. E com a longa espera, os vistos de turista acabam expirando, geralmente.
Ingrid explica que o único documento provando que a pessoa está legal é o recibo da imigração, mas tecnicamente a pessoa não está protegida.
De acordo com o site da Imigração, o visto deve ficar válido até o momento da aprovação. “Em geral, você pode mudar o seu status de não imigrante e se o seu status permanecer válido”, explica o site do US Citizenship and Immigation Services.
Para K.F., um dos inconvenientes foi passar todo esse tempo sem poder dirigir.
“Fora isso, você não pode trabalhar também, ainda bem que conseguimos o apoio da família no Brasil”, disse ela, que está matriculada em uma escola em Pompano Beach. “Chegamos a desconfiar da escola por causa da demora, mas está tudo certo agora”.
Brasileira presa Enquanto esperava pela mudança de status do visto de turista para o de estudante, a brasileira Valéria Soares acabou sendo presa no fim do ano passado, depois que seu namorado a denunciou para a imigração após uma briga. Valéria ficou presa por 26 dias no Broward Transition Center, em Pompano Beach, e só foi solta depois que o seu visto foi aprovado.
O GAZETA entrou em contato com o Immigration and Customs Enforcement, agência responsável pelas prisões relacionadas à imigração, que informou que Valéria não tinha status no momento da prisão.