Em uma era em que, na teoria, tudo e todos deveriam estar conectados perfeitamente, a era da internet ainda é uma que muitas momentos parece bem solitária. Existe um termo - "gritar no vazio"- é frequentemente usado para descrever alguém que tem muito a dizer, mas ninguém a quem dizer... muitos desses pensamentos são apenas documentados e postados na internet. É um sentimento que é amplificado ainda mais por traumas familiares não diagnosticados, que é exatamente o que o novo drama “Bob Trevino Likes It” explora.
Um pouco baseado na história real da roteirista e diretora Tracie Laymon, “Bob Trevino Likes It” tem muito a dizer sobre o estado moderno da amizade e da família. O longa também marca a estreia de Laymon na direção de longa-metragens. Com um trio de atuações fortes de Barbie Ferreira, John Leguizamo e French Stewart, esta história é uma verdadeira obra-prima e me deixou chorando de felicidade, algumas lágrimas e risos, uma combinação que poucos conseguem fazer.
Vamos falar um pouco da atriz americana Barbie Ferreira (ela é filha de brasileiros). A atriz revelação da série Euphoria, que saiu da série da HBO antes da 3ª temporada, lidera “Bob Trevino Likes It”, seu primeiro filme desde o anúncio de saída do programa. Mesmo que Ferreira tenha tido papéis em “Unpregnant” e “Nope”, é nesse longa que coloca Ferreira no mapa como uma atriz pra ‘prestar atenção’— e ela também é a produtora executiva junto com seu colega de elenco John Leguizamo.
No longa, a jovem Lily se decepciona mais a cada dia buscando a validação do seu pai. Por conta do egocentrismo dele, eles se afastam cada vez mais e uma situação inusitada acaba transformando a vida dela. Ao encontrar no Facebook um homem com o mesmo nome do seu pai, Lily e o novo Bob Trevino criam uma linda relação de amizade, conseguindo encontrar um no outro a dose de carinho e afeto que faltava.
Assim, Lily é realmente abandonada, e ela opta por ficar emocionalmente distante da sua cliente, interpretado pela atriz de "The Sex Lives of College Girls" Lauren "Lolo" Spencer, e se tranca em seu quarto para ficar navegando na internet. É quando Lily tenta perseguir seu próprio pai na internet que ela sente que atingiu o fim do poço... e faz amizade no Facebook com um outro Bob Trevino (Leguizamo) sem rosto, cuja aprovação ela anseia. Toda vez que esse Bob "curte" uma de suas postagens, especialmente aquelas que são flashbacks da infância negligenciada de Lily (a bebê Lily soprando velas em um bolo de aniversário, a adolescente Lily jogando basquete, etc.), é como se Lily estivesse finalmente recebendo a validação e o amor de seu pai. Pena que esse Bob não seja realmente o seu pai biológico.
Do outro lado da rede, está Bob lidando com seus próprios problemas. Seu casamento com sua amada esposa foi prejudicado desde a perda de seu filho pequeno, e Bob tenta sufocar qualquer dor trabalhando demais para seu chefe racista. A amizade e presença de Lily chega na hora certa para Bob também. Lily e Bob eventualmente se encontram, e a gentileza inerente de Bob desmantela o comportamento desesperado de Lily em busca de aprovação. Claro, Lily tem problemas de limites, mas sua história de vida faz sua nova terapeuta a procurar sua própria ajuda psiquiátrica, após apenas uma sessão. Depois que Lily conta a Bob como seu pai se livrou de seu cachorro de infância e culpou uma criança de oito anos por "abusar" dele, Bob a leva a um abrigo de animais para se conectar com um filhote. Bob sabe o que Lily precisa, e nunca há qualquer desconforto oculto: essas são apenas duas pessoas em busca de amor familiar, e elas o encontraram uma na outra.
“Bob Trevino Likes It” é um filme para todos de todas as idades e eu não vi um filme que pudesse se conectar com todos em tantos níveis diferentes. Um filme comovente! Leguizamo entrega uma das melhores performances de sua carreira, mas é o comando surpreendente de Ferreira na tela que é o mais memorável. Ferreira soluça histericamente, faz relatos horríveis de uma infância abusiva e se abre lentamente, tudo no intervalo de um filme de duas horas. É um filme tranquilo, cuja tensão é encontrada na espera para ver até onde Lily e Bob levarão seu relacionamento quase filha-pai.
“Bob Trevino Likes It” estreia nas salas de cinema no dia 21 de março.