Entrevista com o brasileiro Vitor Vilela, o Supervisor de Animação do "Moana 2"

Por JANA NASCIMENTO NAGASE

Moana 2

Acredito que muitos de vocês já devem ter assistido "Moana 2", que estreou no último dia 27 de novembro. A sequência da história da jovem polinésia se tornou o filme animado com a maior estreia da história do cinema e já arrecadou mais de 719 milhões de dólares no mundo todo até o momento.

Mas, poucos sabem que um brasileiro faz parte dessa produção: o supervisor de animação Vitor Vilela. O paulistano trabalha nos estúdios Disney há um tempinho e fez parte da equipe de Moana (2016), Frozen 2 (2019), Encanto (2021), só para citar alguns.

"Eu estou super orgulhoso e pode acompanhar o impacto do filme no mundo inteiro e muito feliz de ter feito parte do primeiro e agora do segundo", conta Vitor. No primeiro Moana, ele foi animador e foi o segundo projeto dentro dos estúdios Disney Animation. Para esse segundo, ele foi o supervisor de animação. Vitor e sua equipe deram vida a essa Moana mais velha, agora com 19 anos.

Disney - Vitor Vilela

Vitor mencionou que o filme foi feito também em um estúdio em Vancouver, onde também tem muitos brasileiros, e ele entrou nesse projeto na segunda parte quando "Moana 2" foi transformado de série para longa-metragem. "Eu acho a Moana uma personagem universal. Ela fala com várias culturas, não somente com a cultura da Polinésia. Ela é um modelo para a geração que está vindo aí e para a geração que a acompanha desde o primeiro filme", comenta o talentoso animador.

Na trama, passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo.

Falamos também sobre os avanços da tecnologia e perguntei se tinha algo que não foi possível fazer em 2016 e que agora eles conseguiram fazer. "Como lidamos muito com a área de atuação, de como posar a personagem, a tecnologia deu um salto nas ferramentas que usamos de software. Mas, em termos de técnica de animação, são basicamente as mesmas que estamos usando há mais de 100 anos na Disney", explica o animador.

A Moana é uma personagem parecida com os brasileiros. Assim como ela, nós nunca desistimos. "A Moana tem esse lance que ela nunca desiste, ela está sempre indo até o limite... passando dos limites até. A perseverança dela também é muito marcante e inspira muitas pessoas e uma geração inteira de meninas que querem ser como ela", acrescenta.

"Moana 2" continua em cartaz nas salas de cinema. Acesse o site do Gazeta News para conferir o vídeo da entrevista completa e exclusiva com Vitor Vilela.