Aveia: quais seus benefícios?

Por Por GIOVANA GUIDO

Saude e bem estar

Um dos cereais mais conhecidos e utilizados é a aveia. Assim como todo cereal integral, ela oferece diversos benefícios à saúde. Porém, a aveia possui algumas particularidades. Confira:

1- Regulação do funcionamento intestinal Uma das formas mais eficazes de melhorar o funcionamento intestinal é a inclusão de fibras na dieta. A fibra da aveia (betaglucana) tem qualidade superior à dos outros cereais, favorecendo o crescimento de bactérias boas e aumento do volume fecal. Lembrete: uma dieta rica em fibras exige um maior consumo de água, então, ao introduzir aveia em sua alimentação, aumente o consumo de líquidos para que o intestino possa funcionar melhor.

2- Controle de peso

O consumo moderado de aveia promove maior saciedade, contribuindo para diminuição da ingestão alimentar, beliscos e consequente controle de peso. Além disso, uma pequena quantidade é o suficiente para saciar e oferecer fibras, vitaminas e minerais.

3- Colesterol ou Triglicérides altos O aumento no consumo de fibras entra como parte do tratamento para dislipidemias, assim como redução no consumo de gorduras saturadas, trans e carboidratos refinados. A betaglucana oferece uma grande capacidade de ajudar a reduzir as gorduras do sangue e fígado, sendo, comprovadamente um alimento funcional.

4- Esportes e Ganho de massa magra A aveia é considerada um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, demora mais para ser digerida e virar glicose sanguínea, o que é excelente para ser consumida antes do exercício. Quando um carboidrato de baixo índice glicêmico é consumido antes dos treinos, o indivíduo tem mais disposição e força para se exercitar. Outra vantagem é que carboidratos de baixo índice glicêmico não causam picos de insulina evitando acúmulo de gordura corporal e promovendo aumento de massa magra.

5- Na prática O recomendado para o consumo de aveia é 30g por dia (2 colheres de sopa) no caso de controle de peso e dislipidemias. Essa porção possui cerca de 106 kcal, 17g de carboidratos, 4,3g de proteínas, 2,2g de gorduras e 2,9g de fibras. Para aumento de massa magra o consumo deve ser maior. Prefira a versão sem glúten da aveia.