A Academia Latina da Gravação anunciou os indicados ao Latin GRAMMY 2022, cuja cerimônia de premiação acontece no dia 17 de novembro em Las Vegas (LARAS).
A brasileira Anitta, com o hit global "Envolver" (que chegou a alcançar o 1º lugar do ranking global do Spotify), foi indicada na categoria "Gravação do Ano", além de também disputar o prêmio de "Melhor Gravação/Interpretação Reggaeton".
Além de Anitta, outros brasileiros também estão entre os finalistas nas categorias gerais (aquelas não específicas aos produtos lançados em língua portuguesa). A categoria Melhor álbum de Jazz Latino tem três brasileiros entre os finalistas: Antonio Adolfo, pelo álbum "Jobim Forever"; Eliane Elias, que gravou o álbum "Mirror Mirror" ao lado de Chick Corea e Chucho Valdés; e Hamilton de Holanda (ao lado de Chano Domínguez e Rubem Dantas) por "Chabem". Aliás, o bandolinista ainda concorre em outra categoria — Melhor Álbum Instrumental, com o disco "Maxixe Samba Groove".
Nas categorias técnicas, aparecem outros brasileiros, que assinam três produtos indicados em Melhor Álbum de Engenharia de Gravação — Felipe Tichauer por "Dentro da Matrix", de Érico Moreira; Zé Nigro, Gustavo Ruiz, João Milliet, Rodrigo Sanches e Felipe Tichauer, por "Indigo Borboleta Anil", de Liniker; e Marcelo Saboia e André Dias, por "Jobim Forever", de Antonio Adolfo.
Nas categorias em língua portuguesa, destacam-se jovens artistas que acabaram
indicados, mesmo concorrendo com nomes conhecidos e por vezes consagrados. São os casos dos finalistas na categoria Melhor Canção — Liniker (por "Baby 95"), Jão ("Idiota") e Marina Sena ("Por Supuesto"). Jão e Marina Sena ainda aparecem entre os nomes que disputam na categoria Melhor Álbum Pop, por "Pirata" e "De Primeira", respectivamente, assim como Bala Desejo (disco "Sim, Sim, Sim") e Gilsons ("Pra Gente Acordar"). Ou Baco Exu do Blues, finalista na categoria Álbum de Rock ou Música Alternativa, por "QVVJFA?".
Para ver a lista completa dos indicados visite o site LatinGrammy.com