Os fundos de índice ( indexed funds) rastreiam o desempenho de um determinado benchmark de mercado, como o S&P 500 ou o Dow Jones Industrial Average. Eles são uma forma de investimento passivo, porque permitem que os investidores comprem muitos ativos de uma só vez e os mantenham a longo prazo. Enquanto muitos dos maiores fundos de índice rastreiam o mercado de ações, alguns fundos rastreiam índices em outros mercados, como títulos, commodities ou imóveis.
Os primeiros fundos de índice foram fundos mútuos introduzidos na década de 1970 por John Bogle, fundador do Vanguard Group. Hoje em dia, eles se tornaram uma maneira popular de investir. Os fundos de índice ajudaram a tornar mais barato e fácil investir no mercado de ações.
Você já pode estar investindo em fundos de índice sem perceber. Isso porque eles são um tipo comum de opção de investimento em muitos planos 401(k) ou com serviços de investimento automatizados, como robo-advisors.
Veja por que os fundos de índice podem fazer sentido para muitos investidores.
Os fundos de índice não exigem que você seja um especialista
Embora os investidores profissionais venham a vida tentando superar o mercado, essa estratégia é difícil de executar com sucesso por um longo período de tempo.
Isso ocorre porque os preços das ações individuais podem flutuar descontroladamente, enquanto o índice mais amplo tende a subir ao longo do tempo - e com fundos de índice, você não precisa escolher as ações vencedoras para se beneficiar dos ganhos gerais potenciais do mercado.
Existem riscos inerentes ao investimento no mercado de ações, mas investir também oferece uma taxa de retorno potencialmente maior do que as taxas de juros que você ganhará em uma conta poupança. O S&P 500, um índice que representa as 500 maiores empresas dos EUA, apresentou retornos anuais médios de quase 10% em mais de 90 anos.
Você pode pagar menos em taxas
Os fundos de índice agrupam dinheiro de um grupo de investidores, usando-o para comprar as ações individuais ou outros títulos que compõem um índice específico. Esse modelo ajuda a reduzir os custos associados que os gestores de fundos cobram, em comparação com, digamos, um fundo mútuo, onde muitas vezes há alguém que está ativamente traçando estratégias para quais investimentos incluir.
Aqui estão três coisas para prestar atenção ao comprar fundos de índice:
• O que você está rastreando? Certifique-se de entender qual índice um determinado fundo está rastreando — e quais ações (ou outros ativos) estão incluídas nesse índice. Muitos índices têm nomes semelhantes, mesmo que não se pareçam em nada.
• Quais taxas você está pagando? Embora os fundos de índice sejam tipicamente de baixo custo, as taxas administrativas associadas ainda podem variar muito de fundo para fundo. Preste atenção aos índices de despesas e priorize fundos com taxas mais baixas.
• Você tem sobreposição de fundos? Você não precisa de muitos fundos de índice para alcançar a diversificação, e os especialistas recomendam que mesmo um punhado de fundos possa fazer o truque. É por isso que você vai querer prestar atenção em quais índices você está rastreando (e componentes desses índices) para garantir que você não tenha carregado fundos quase idênticos.
Os investimentos não podem ser feitos diretamente em um índice. Os retornos de índice não gerenciados não refletem nenhuma taxa, despesa ou encargos de vendas. O desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Então sempre será importante entender onde você coloca o seu dinheiro.
Boa semana!