Como calcular o Dow Jones ?

Por POR CLAUDIA FEHRIBACH

Saude Financeira

Como um índice, ou uma coleção de ações individuais, seu nível é calculado constantemente ao longo do dia de negociação com base nos preços dessas ações.

Quando o Dow sobe ou cai, os movimentos muitas vezes são citados em termos da mudança em pontos. Isso é uma tradição que remonta aos primeiros dias deste índice na década de 1890. Hoje, a direção e a quantidade de pontos que o índice se move oferece alguma indicação sobre como os traders estão se sentindo em relação às perspectivas para as ações dos EUA no curto prazo.

Como o valor do Dow é calculado ?

O Dow é ponderado pelo preço, o que significa que o valor deste índice é calculado com base nos preços de seus 30 membros. Essa é uma das principais diferenças entre o Dow e o S&P 500, que é calculado com base na capitalização de mercado, ou no valor total das ações da empresa, de seus 500 membros.

Mas o valor do Dow não é um valor em dólares, mesmo que algumas pessoas o refiram dessa forma. Seu valor como índice é calculado somando todos os preços das 30 ações componentes e dividindo essa soma por um número especial conhecido como "divisor do Dow". Esse número muda frequentemente, mas atualmente está cerca de 0,15. Isso resulta em um valor do índice que é várias vezes maior que o valor em dólares dessas 30 ações combinadas.

Com base no valor atual desse divisor do Dow, se esse indicador cair 500 pontos, significa que os preços agregados dos 30 componentes diminuíram cerca de $76.

Suponha que o valor do Dow seja aproximadamente 20.000. Uma variação de 500 pontos equivale a uma mudança de cerca de 2,5%. No entanto, se o nível do Dow for de apenas 15.000, como estava cerca de cinco anos atrás, essa mesma variação representa uma mudança mais significativa de 3,3%. Em 1987, quando o Dow caiu cerca de 500 pontos em um dia, isso equivalia a perder cerca de 23% de seu valor.

Devido ao fato de que os mercados de ações tendem a subir ao longo do tempo, o valor do Dow também aumentou - o que significa que os movimentos em pontos agora podem ser maiores, embora a mudança percentual não seja.

Por exemplo, em 16 de março de 2020, este indicador despencou quase 3.000 pontos para a sua pior queda de um único dia na história. No entanto, em termos de mudança percentual, as quedas daquele dia ficaram em segundo lugar, atrás do crash de mercado de 1987.

Da mesma forma, o Dow subiu mais de 2.100 pontos em 24 de março de 2020, para o seu maior dia de ganhos já registrado. No entanto, ao considerar isso como uma movimentação percentual, aquela alta de 11,4% classificou-se em quinto lugar, atrás dos ganhos diários no período de 1929 a 1933.

É importante focar nos méritos de investir a longo prazo. Concentre-se em três regras básicas de investimento:

1. Diversifique sua carteira para incluir uma mistura de diferentes ativos.

2. Faça investimentos periódicos para diluir o preço de compra ao longo do tempo.

3. Rebalanceie para garantir que sua carteira esteja alinhada com sua tolerância ao risco.

Por fim, lembre-se de que, aconteça o que acontecer em um único dia, o mercado de ações tende a subir ao longo de anos e décadas. Boa semana!