Pode ser difícil prever exatamente o que irá acontecer no mercado, mas é comum que este passe por altos e baixos.
• Apesar destas mudanças, o mercado tem historicamente apresentado uma tendência ascendente.
• Durante as crises, lembre-se dos seus objetivos financeiros a longo prazo e tenha foco nos mesmos.
Você provavelmente já ouviu isso antes: quando se trata de investir em ações, vale a pena manter o rumo. Isso é fácil de fazer quando o mercado está em alta - mas e quando ele cai?
Embora ninguém possa prever o que o mercado fará a seguir, mais de um século de história do mercado ensinou-nos duas coisas:
1. Haverá crises.
2. Você deve se lembrar de suas metas financeiras de longo prazo e resistir ao pânico nas vendas durante uma recessão.
E como sabemos disso?
Porque, apesar dessas crises, o mercado de ações dos EUA subiu significativamente ao longo do tempo.
O mercado não sobe em linha reta, no entanto. No curto prazo, uma série de fatores - desde o drama político ao aumento das taxas de juro - podem abalar a confiança dos investidores e fazer com que os preços das ações caiam.
Mas, a longo prazo, a confiança dos investidores manteve-se positiva - razão pela qual todas as crises na história terminaram numa recuperação.
Você consegue cronometrar o mercado?
Tentar "cronometrar o mercado" ou adivinhar quando o mercado estará em alta ou em baixa pode ser difícil, mesmo para especialistas financeiros experientes. Por um lado, grande parte do crescimento das ações acontece em surtos. Cronometrar perfeitamente essas oscilações é quase impossível.
Mas persistir e manter o dinheiro investido no longo prazo é algo que todos podem fazer. Por exemplo, aqueles que investem em fundos do índice S&P 500 obtiveram retornos anuais de cerca de 9,5% nas últimas décadas.
Esses são retornos que um investidor que tentasse "cronometrar o mercado" poderia ter perdido se tivesse adivinhado errado e vendido cedo demais ou durante uma queda.
Quais são as chances de acertar o momento?
Digamos que as probabilidades estejam contra você. Uma aposta mais segura? Aguente firme - sabendo que haverá dias ou meses de inatividade. Reagir de forma exagerada e sacar seu dinheiro é uma maneira infalível de garantir perdas.
Agora existem outros planos também que não são agressivos como a bolsa de valores, mas te garantem que você nunca vai perder o seu dinheiro. São chamados de planos indexados, pois estão indexados a bolsa sem estarem investidos na mesma.
Voltarei a este assunto em nossa próxima coluna.
Por enquanto, defina seus objetivos financeiros e quais os riscos que você "aguenta" passar. E como todo bom investidor, não coloque todos os ovos em uma única cesta. Diversifique!!!
Ótima semana pra vocês!