Abaixo selecionamos algumas questões importantes para você tirar suas dúvidas sobre educação financeira.
O que é educação financeira?
O conceito de educação financeira está relacionado à compreensão sobre poupança e investimentos. Quando a gente entende como esses produtos funcionam, consegue fazer escolhas mais acertadas para nosso bem-estar. Nós administramos melhor o dinheiro, usamos os recursos na hora certa e aproveitamos as boas oportunidades do mercado.
Como surgiu a educação financeira?
Cuidar das finanças pessoais é uma preocupação crescente em nossa sociedade, haja vista as crises econômicas pelas quais passamos nas últimas décadas. Principalmente apos a crise de 2008, surgiu a necessidade de se criar ferramentas de educação financeira para ajudar as pessoas a saírem de situações drásticas financeiras.
Quais são os objetivos da educação financeira?
O grande objetivo é empoderar as pessoas financeiramente. Isso porque gente que sabe gastar contribui para uma economia mais saudável.
Por exemplo, o consumidor com noções básicas de educação financeira só compra o que pode pagar. Assim ele não contrai dívidas altas nem corre o risco de ficar inadimplente.
Com baixos níveis de inadimplência no país, fica mais fácil obter crédito no sistema bancário. Então esse aporte pode ser usado para o pequeno produtor investir em novos negócios, gerando mais empregos e renda. Ou seja: a roda econômica gira e todos saem ganhando.
Como ter uma boa educação financeira?
Você pode começar seu caminho rumo ao crescimento financeiro pela internet.
Existem hoje diversos sites e blogs que cuidam especificamente da educação financeira.
Se você quiser checar o nosso curso, segue o link: https://www.liberdadefinanceira.com/afiliados?affiliate_id=3362108
Agora a educação financeira deveria vir de casa. Depois que você se informar, vale a pena conversar com sua família sobre poupança e consumo consciente. Dinheiro não deve ser um tabu. Deve, isto sim, ser um assunto corriqueiro com toda a sua família.
Como fazer planejamento financeiro pessoal?
Uma das melhores ferramentas de finanças pessoais consiste na planilha de gastos. Nela você anota todos os pagamentos e compras do mês. Com uma visão mais nítida das despesas da casa, é possível perceber oportunidades de melhoria: corte de supérfluos, economia nos itens essenciais etc.
Em seguida vem a reserva. O dinheiro que sobra deve ser aplicado na poupança ou em outro fundo rentável. Tendo o hábito de guardar uma quantia fixa todo mês, você consegue acumular riqueza.
Aproveite para estipular metas Como economizar dinheiro?
A regra de ouro da educação financeira é simples: nunca gaste mais do que você ganha. Simples assim.
Existem várias táticas para economizar. Por exemplo, cozinhe no domingo e armazene pequenas porções no congelador. Você terá comida para a semana inteira sem comer na rua.
Outra dica é comprar à vista. Quem se perde nas parcelas acaba gastando demais.
Ainda, dentro de seus limites orçamentários, separe pelo menos 10% do salário para a poupança. Faça de conta que é uma despesa fixa, como o boleto de água ou luz. Em pouco tempo você terá uma bela quantia.
Como investir dinheiro?
O primeiro investimento de qualquer pessoa deve ser na reserva de emergência, com um valor equivalente a seis meses (ou mais) de salário. Esse é o colchão que vai amparar você nos momentos de gastos imprevistos.
Depois o dinheiro pode ser alocado em fundos seguros indexados, por exemplo.
Portanto, convém estudar o passo a passo das aplicações primeiro para, somente então, montar uma carteira de investimentos compatível com seu perfil. Procure a ajuda de um consultor de confianca licenciado para isso.
Uma ótima semana para todos!