A pontuação de crédito é uma medição feita por bancos ou financeiras para medir os riscos em conceder algum crédito, analisando o histórico da pessoa que pediu emprestado.
Esta pontuação de crédito é utilizada para analisar se a pessoa interessada no crédito pode ser um potencial inadimplente no reembolso do dinheiro emprestado.
Como funciona a pontuação de crédito?
Para analisar o credit score, os bancos utilizam uma base de dados do tomador de crédito que envolvem os dados pessoais além de protestos, ações judiciais ou outras dívidas em aberto.
Em caso de concessão de crédito para empresas, é comum a análise de documentos contábeis que indicam o andamento das atividades da empresa e a viabilidade da concessão do crédito.
A análise consiste em perceber qual a probabilidade do devedor deixar de pagar a sua dívida, influenciando na decisão se o empréstimo deve ser concedido, ou ainda, na taxa de juro.
Como melhorar a sua pontuação de crédito:
Para ser um consumidor com uma pontuação boa, além de manter as contas sempre em dia, é preciso demonstrar um bom comportamento enquanto tomador de crédito.
Para isso, é possível medir o peso de cada prestação dentro do orçamento, contando com uma reserva para imprevistos, além de manter sempre atualizado o valor da renda com as instituições de crédito.
Além disso, o excesso na utilização de crédito pode demonstrar algum descontrole por parte do utilizador, principalmente quando o limite do cartão de crédito é sempre utilizado, o que deve ser evitado.
Uma pontuação de crédito é um número entre 300-850 que representa a qualidade de crédito do consumidor. Quanto mais alta a pontuação, melhor o mutuário olha para os potenciais credores. Uma pontuação de crédito é baseada no histórico de crédito: número de contas abertas, níveis totais de dívida e histórico de amortização e outros fatores.As três principais agências de crédito - Experian, Equifax e TransUnion - compilam dados de fontes que concedem crédito a você. Pedaços e partes de seu histórico de crédito podem variar ligeiramente entre as três empresas porque nem todas as empresas fornecem informações para todas as três agências.
As pontuações FICO são calculadas usando muitos dados de crédito diferentes em seu relatório de crédito. Esses dados são agrupados em cinco categorias: histórico de pagamentos (35%), valores devidos (30%), duração do histórico de crédito (15%), novo crédito (10%) e mix de crédito (10%).
Dois mitos que muita gente ainda acredita:
MITO 1: Se eu pagar minhas contas em dia, é tudo com o que preciso me preocupar Para muitos consumidores, a suposição é que o pagamento de contas em dia é tudo o que importa quando se trata de uma boa pontuação de crédito. Mas essa suposição esquece a importância da utilização do crédito, que é a porcentagem da dívida que você deve em comparação com o crédito total disponível que foi concedido a você.
A utilização é um dos componentes mais importantes da sua pontuação. Se seus cartões de crédito estiverem no limite, sua pontuação não parecerá boa, mesmo se você estiver pagando prontamente. Uma regra prática é usar menos de 30% do seu crédito disponível a cada mês e, de preferência, menos de 10%.
Mito 2: o cancelamento de cartões de crédito aumenta seu crédito.
Não é verdade : fechar um cartão de crédito que você tem há vários anos ou que tem um limite de crédito alto pode prejudicar seu crédito. Um fator importante em sua pontuação é o quanto você deve em relação aos seus limites de crédito, conhecido como índice de utilização de crédito. Portanto, reduzir o crédito disponível sempre funciona contra você.