Cinco fatos sobre o DACA

Por Gazeta News

daca123

Esse mês, no dia 15, fez dois anos que o US Citizenship and Immigration Services começou a aceitar pedidos para o programa criado pela administração Obama “Deferred Action for Childhood Arrivals.

Conhecido como DACA, o programa dá alívio temporário da deportação e uma permissão de trabalho de dois anos para jovens entre 15 e 30 anos que se qualificam e que tenham sido trazidos para os Estados Unidos ilegalmente quando eram crianças. Muitos dos aprovados agora podem pedir uma extensão para renovar a permissão de trabalho. Veja cinco dados importantes sobre o DACA. As informações são do Pew Research Center.

1 – A grande maioria dos jovens imigrantes indocumentados que deram entrada no programa foi aceita. Até 31 de março de 2014, 86% dos 643 mil pedidos tinham sido aceitos. Quando o programa começou, o Pew Research Center estimou que aproximadamente 950 mil jovens indocumentados eram elegíveis a entrar no programa, mas nem todos deram entrada. O preço para a aplicação é $465 dólares.

2 – Aproximadamente 77% (428 mil) dos que receberam uma autorização de trabalho temporário são mexicanos. De El Salvador são 4%, o segundo maior número de aprovações. Nenhum outro país foi responsável por mais do que 3% das aprovações.

3 – A Califórnia tem 162 mil beneficiários do DACA, em comparação com 88 mil do Texas. Ambos os estados fazem fronteira com o México e têm as maiores populações de imigrantes mexicanos. Arizona, outro estado fronteiriço com muitos imigrantes mexicanos, tem a maior taxa de aplicação: aproximadamente 66% das 34 mil pessoas elegíveis deram entrada no pedido, de acordo com o Migration Policy Institute.

4 - Quando o programa foi anunciado, em 2012, houve apoio geral entre o público dos Estados Unidos. Quase dois terços dos adultos norte-americanos (63%) aprovaram o novo programa de imigração, de acordo com uma pesquisa do Pew Research Center em 2012. Uma ainda maior percentagem de hispânicos (89%) disse o mesmo, de acordo com a pesquisa nacional do Pew de 2012 com os latinos.

5 – O presidente Barack Obama discutiu uma série de ordens executivas para expandir o alívio da deportação para imigrantes não autorizados, embora nenhum anúncio tenha ocorrido ainda. Entre as opções que estão sendo consideradas, há uma expansão do programa DACA para os pais daqueles cujos pedidos já foram aprovados. Tal movimento poderia estender alívio da deportação para até um milhão de pessoas, de acordo com uma estimativa.