Após a repercussão do caso da adolescente brasileira detida em Miami, em um abrigo para menores, e que aguarda uma audiência para poder retornar ao Brasil, outra história que veio à tona é a da catarinense Fernanda Souza Guiguer, de 29 anos, que está detida em Londres desde 1º de novembro de 2012.
A mulher, natural de Criciúma, é acusada de sequestrar a própria filha, Rafaely, de oito anos. Fernanda morava na Itália há três anos. Segundo a mãe dela, Magda Stela Souza, ela foi presa pela Interpol, em Londres, na Inglaterra, quando tentava retornar para o Brasil com a filha.
A prisão aconteceu no aeroporto de Heathrow, em Londres. Fernanda, Rafaely e Wagner Santos, atual namorado de Fernanda, embarcaram em Milão com destino ao Brasil. Na escala em Londres, eles foram retirados do avião.
A menina foi entregue ao pai e ao avô paterno, José Vieira, ex-sogro dela. Como complicador, o sogro é procurado por tentativa de assassinato da ex-mulher. O crime aconteceu em 2003. Vieira cumpria pena em regime aberto e fugiu para Londres em 2007. A Justiça brasileira já pediu sua extradição.
Magda contou que a filha foi acusada pelo ex-marido, o ex-jogador de futebol Rafael Isidro Vieira, de sequestrar a menina. Segundo a avó, os três são brasileiros e naturais de Criciúma e a mãe da criança teria ganhado na Justiça brasileira a guarda da menina. Decisão que não é válida fora do país.
"Em julho, quando minha neta entrou de férias, ele pediu para ficar uns dias com a menina em Londres. Minha filha levou a menina até lá. Quando minha filha ligou para pegar a Rafaely, ele disse que não ia entregar", explicou Magda.
O pai da menina informou que a decisão de não entregar a menina partiu de um pedido da própria criança e ele acusa a ex-mulher de prostituição na Itália e que a filha teria presenciado cenas que comprovasse a fato. "Eu liguei para a Fernanda e disse que a partir daquele momento, ela iria morar aqui comigo e a Fernanda teria que vir para Londres ver a menina, comigo junto", explicou o pai.
Magda conta que Fernanda foi a Londres, procurou a polícia local e o consulado brasileiro para denunciar o pai. Como não foi atendida, a mulher retornou em outubro e pegou sua filha quando ela estava saindo para passear com um tio. "Sair do país sem autorização judicial ou do pai é tráfico internacional de crianças", ressaltou Vieira.
Fernanda está presa em um presídio feminino de Londres. Depois da detenção, ela descobriu que estava grávida de quatro meses. Magda afirmou que o atual namorado da filha está detido. Ambos aguardam por decisão judicial.
As informações são do “G1”e do portal “UOL”.
Adolescente detida em Miami
A paulista de 16 anos, que foi detida pela Imigração ao chegar no aeroporto de Miami, no dia 27 de novembro, devido a “dúvidas sobre a condição migratória”, continua no abrigo de menores, no sul da Flórida, aguardando audiência marcada para o dia 31.Diferentemente de um adulto, que poderia ser deportado imediatamente em caso de irregularidade, a garota terá de esperar a decisão de um juiz americano da área da infância e do adolescente.