Canadá vira alternativa aos EUA para brasileiros que querem emigrar

Por Daniel Galvão

toronto

De acordo com a Agência Canadense de Imigração, Refúgio e Cidadania (CIC), mais de 92 mil brasileiros pediram visto para viver no país entre janeiro e setembro do ano passado. Entretanto, desde a vitória de Donald Trump – e, sobretudo, graças às promessas feitas durante sua campanha – tem crescido significativamente o interesse pelo vizinho ao norte dos EUA, segundo consultores especializados no tema.

Candidatos a migrantes se dizem atraídos pela qualidade dos serviços públicos do país e suas políticas para conquistar profisisonais estrangeiros. O índice de aprovação no pedido de vistos também é atrativo: quase 90% das solicitações ano pasado foram aprovadas. O número é 10% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior, subindo pelo terceiro ano seguido.

Para se ter uma ideia, brasileiros são, hoje, a quarta nacionalidade com mais pedidos de residência temporária no Canadá, atrás apenas de chineses, indianos e mexicanos. Pedidos de vistos de estudante, permissão de trabalho e de residência temporária, são os mais solicitados para iniciar o processo de mudança definitiva.

A impressão de muita gente agora é que hoje está mais fácil migrar para o Canadá do que para os Estados Unidos. Os efeitos das novas políticas migratórias anunciadas por Trump amplificam a insegurança quanto ao sonho de quem pretendia se mudar para os EUA.

É o caso de Bruna Ribeirode 25 anos. Ela contou ao Gazeta News que neste mês de fevereiro pretendia aplicar para o visto de estudante, mas amigos que vivem nos Estados Unidos a desencorajaram. A partir daí, a opção pelo Canadá se tornou a mais viável – ao menos na teoria, claro.

“Ouvi muitas coisas boas sobre o Canadá. Pretendo ir conhecer primeiro. Tenho amigos na minha cidade (Espírito Santo do Pinhal/SP) que viveram lá e estão me dando referências sobre como é a vida por lá”, explicou Bruna, que tem uma loja de paisagismo no Brasil, mas sonha em começar uma vida nova.

Interesse de amigos e familiares

Os brasileiros que já vivem no Canadá também vem percebendo o aumento do interesse de conterrâneos pelo país. Vivendo há 9 anos em Winnipeg, Rebeca Amorim, 28, informou que amigos e até familiares que estão no Brasil tem perguntado mais sobre o dia a dia dela na cidade e a respeito de formas legais para emigrar.

Ao Gazeta, Rebeca – que tem um casal de filhos e é casada com um brasileiro - disse que qualidade de vida, segurança e educação são os fatores que mais tornam o Canadá, na opinião dela, um país excepcional para viver. Nem o inverno rigoroso espanta. “Tentamos aproveitar o máximo as atividades do inverno. Não ficamos escondidos em casa”, frisou.

Pedir visto de estudante é um caminho usado por muitos brasileiros para se regularizar no país. Após a vitória de Trump, segundo algunas agências que assessoram migrantes, houve um aumento de mais de 50% nas consultas sobre formas de se mudar para o Canadá, enquanto as demandas sobre os EUA quase desapareceram.

O outro caminho é se cadastrar no programa federal de seleção de imigrantes, que avalia os requerentes por um sistema de pontos. Duas vezes por mês, os melhores colocados da lista são convidados a se mudar para o país como residentes. As 10 províncias canadenses também mantêm sistemas próprios de seleção, que visam suprir as necessidades locais de mão-de-obra.

Montreal, Québec, Toronto e Ottawa, maiores cidades canadenses, ainda lideram a preferência dos brasileiros quando o assunto é emigrar. Entretanto, cidades como London, Edmonton e Winnipeg, menos disputadas por causa do inverno rigoroso quando registram temperaturas de até 40 graus negativos, também já despertam o interesse dos brazucas. Se animou?!