Foi aprovado pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos o orçamento para a construção do muro na fronteira com o México, na quinta-feira, 27.
No total, a Câmara aprovou por 235 votos a 192 um orçamento total de $788 bilhões, que serão destinados ao Pentágono, aos programas de veteranos e também ao pagamento do muro. O valor referente à construção do muro é de $ 1,6 bilhão de dólares.
O dinheiro destinado ao muro é bem reduzido perante os $658,1 bilhões que o projeto fornecerá para o Departamento de Defesa, um aumento de $ 68,1 bilhões acima do ano fiscal de 2017 e bem abaixo dos $18,4 bilhões acima do pedido de orçamento de Trump.
O projeto ainda deve passar pelo Senado, onde há maior oposição dos democratas.
Assim que tomou posse, em janeiro, Trump assinou uma ordem executiva para iniciar a construção do muro, quando afirmou que a verba seria dos contribuintes americanos, mas que o México depois pagaria a construção do muro.
Porém, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, disse que o seu país não pagará pelo muro.
O projeto de lei também aumentou os gastos com a capacidade dos EUA de se defender de ataques de mísseis estrangeiros em meio a crescente preocupação com a capacidade crescente da Coreia do Norte em atacar os Estados Unidos depois de realizar com sucesso testes com um míssil balístico intercontinental em julho.
Com informações da Reuters.