Uma pesquisa feita por um grupo nacional de varejo mostra que menos pessoas saíram às compras no final de semana da Black Friday, que historicamente marca o início da temporada de compras de Natal, disse a “Associated Press”.
Em geral, 133.7 milhões de pessoas compraram em lojas e on-line ao longo do final de semana de quatro dias, representando uma queda de 5.2% em relação ao ano passado, de acordo com a pesquisa feita com 4.631 pessoas pelo Prosper Insights & Analytics.
Os gastos totais no final de semana devem cair 11%, para $50.9 bilhões de dólares. Parte dos motivos é que grandes lojas como o Target, J.C. Penney, Macy’s, Walmart e outras iniciaram períodos de descontos no Halloween.
Outros abriram as lojas ainda mais cedo do Thanksgiving. Tudo isso acabou roubando a cena do fim de semana da Black Friday.
Mesmo assim, a pesquisa mostra ainda que consumidores continuam economizando mesmo com a melhoria da economia e a queda nos preço de gasolina. Isso porque outros fatores ainda persistem, como a estagnação dos salários e altos preços dos alimentos.
“Enquanto os consumidores estão mais otimistas, eles ainda estão tendo mais cautela”, disse Matt Shay, CEO do grupo que conduziu a pesquisa.
É por isso que o CEO dá uma boa notícia: ao longo da temporada de festas, que conta com 20% dos gastos de consumidores, haverá mais descontos. “Todo o dia será Black Friday e todo o minuto será Cyber Monday”, disse.
O National Retail Federation ainda está prevendo um aumento de 4.1% em vendas ao longo da temporada, o que seria o maior aumento desde 2011, com 4.8%.