Cada vez mais pessoas renunciam à cidadania americana para evitar impostos

Por Gazeta News

cidadania

Um número recorde de 4.279 pessoas renunciou à cidadania americana ou à residência em 2015, de acordo com novos relatórios do Treasury Department.

O ano passado foi o terceiro ano seguido que a renúncia chegou a números recordes de pessoas que desistiram da cidadania americana.

“Um número crescente de americanos parecem acreditar que ter um passaporte americano não vale a pena quando precisam lidar com as leis fiscais americanas”, disse Andrew Mitchel, um advogado internacional, ao Wall Street Journal.

Experts dizem que o número crescente de renúncias está relacionado com uma campanha de oficiais dos Estados Unidos contra contas offshore não declaradas. A campanha foi intensificada em 2009, depois que a gigante de banco suíço UBS AG admitiu que incentivava que contribuintes escondessem dinheiro no exterior.

Desde então, os EUA coletaram mais de $13,5 bilhões de indivíduos e firmas de finanças em impostos e multas .

O pagamento de impostos tem se tornado um grande obstáculo para os estimados 7 milhões ou mais de americanos vivendo fora dos EUA, disse o Wall Street Journal.

Diferente de muitos outros países, os EUA cobram taxas de cidadãos não residentes em salários que eles ganham fora e as leis americanas dão algumas isenções para evitar a bitributação quando impostos são devidos aos EUA e outro país.

Fonte: Washington Times.