Como é bom estarmos na luta da nossa vida e vermos as coisas acontecerem. Tive uma conversa muito agradável com a Secretária Adjunta da Cultura do estado de São Paulo, e também chanceler ambiental pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), Patrícia Penna, uma mulher forte, inteligente, agregadora e que não tem medo do amanhã.
A Secretária coordenou uma pesquisa que mostra que nós mulheres buscamos conhecimento. O índice de mulheres preparadas culturalmente é muito grande, mas muitas vezes depois de formadas, guardam o seu diploma dentro da gaveta. Isso é necessário mudar, não podemos deixar para depois. O mundo pede pessoas preparadas e com grande ideias.
Como ela mesma diz, “precisamos ser destemidas; com medo ou sem medo, faça!”. Nós mulheres podemos e devemos lutar, e principalmente usar tudo que aprendemos.
Patrícia vem de uma família simples, mas sempre foi muito determinada; foi mãe jovem, tem hoje três filhos, mas nunca abandou a luta por igualdade e principalmente por oportunidades. De uma criatividade ímpar, está realizando um projeto à frente da secretária de cultura com muita competência.
Fala que “nós mulheres, ao nascer já temos um desafio: o de cuidar; é da nossa natureza”. Isso muitas vezes se torna pesado demais, mas mesmo assim não podemos deixar-nos abalar e sim superarmos, como nossa entrevistada fala com muita sabedoria: “se tá difícil, torne-se forte”. Se prepare, leia, se informe; cuide de você, e tenha certeza que seu conhecimento está fazendo muita falta nesse nosso mundo cheio de desafios. Vamos á luta? Vamos usar nossa capacidade de cuidar para cuidarmos de nós mesmos?