O drama biográfico “Only The Brave”, baseado em fatos reais, é sobre um gigantesco incêndio na Yarnell Hill, no estado do Arizona, que faz com que um grupo de bombeiros experientes entre em combate com o fogo. O fato aconteceu com os bombeiros, mais conhecidos como hotshots, da Granite Mountain Hotshots, o grupo de elite de bombeiros da cidade de Prescott, em 2013 e 19 deles faleceram. O roteiro foi escrito por Ken Nolan e Eric Warren Singer baseado no artigo ‘No Exit’ publicado na revista CQ em 2013.
“Only The Brave” entra em cartaz esse final de semana, enquanto os incêndios continuam na Califórnia. O longa não é um filme de ação, mas uma história da camaradagem e fraternidade do grupo de bombeiros enquanto eles atacam o fogo com mais fogo. Hotshots não apagam incêndios como a maioria dos bombeiros, eles abrem um burraco e colocam fogo com combustível para que evite o fogo de se espalhar para cidades próximas à queimada.
Durante a coletiva de imprensa em Beverly Hills, o diretor Joseph Kosinki, os atores Josh Brolin, Miles Teller, Jennifer Connelly, Taylor Kitsch, Jeff Bridges, James Badge Dale, e dois hotshots Brendan McDonough (os único sobreviente) e Pat McCarty revelaram alguns fatos interessantes sobre a história e o rigosoro treinamento dos atores tiveram para interpretar esses heróis da vida real.
O elenco foi totalmente imerso em um treinamento para ser tornar um verdadeiro hotshot. Pat McCarty, hotshot e consultor para o longa, revelou que os atores tiveram que transportar mochilas de 45 libras com itens para o trabalho, uma motosserra pesada e caminhar pelo New Mexico em temperaturas extremas. Eles também passaram a noite deitados na montanha sem tendas sob as estrelas. Bolhas nos pés, queimaduras do sol e muito calor, não foi motivo para reclamações entre os atores. Mas, essa não era a parte mais importante e disse, "quando você está passando por esse treinamento em todos aqueles dias, ele acabam se voltando para a irmandade e esses atores experimentaram sua própria forma de vínculo, de união, como o grupo da vida real.”
Já o ator Miles Teller admitiu que não sabia o que iria fazer quando aceitou a personagem e comentou: “Eu acho que subestimei o aspecto físico do trabalho. Eu sabia que seria difícil, mas nunca tinha feito de verdade um treinamento para ser um hotshot, apenas tinha assistido aos vídeos. Foi muito difícil!"
Miles revelou que Josh Brolin, assim como sua personagem no filme, foi seu líder e que ajudou os atores a se acostumar à alta altitude, especialmente em Santa Fé, que fica a 7.500 a 10.000 pés acima do nível do mar. Miles descreveu esse momento como um "chute no estomâgo", mas Josh, que já fez treinamento para ser bombeiro, os guiou sobre como lidar com a altitude e deu muito incentivo. E acrescentou, “foi uma experiência maravilhosa e criamos um grande vínculo nessas circunstâncias, mas nada chega perto do sofrimento coletivo que existiu na realidade."
Josh comentou que o tempo que os atores e a equipe estiveram juntos foi uma das "experiências mais comunais" que ele já teve nos mais de 50 filmes que ele já fez. “Interpretar Cabble (sua personagem em Deadpool 2) é divertido, mas esse filme é algo diferente e muito pessoal. Foi muito emocionante para todos."
O charmoso ator Taylor Kitsch, que interpreta um das vítimas, Christopher MacKenzie, também criou um forte vínculo com o elenco após a produção do longa e comentou que “é uma responsabilidade e eu acho que todos nós simplesmente adoramos e estamos honrados por ter feito parte disso. Eu acho que é aí que a união vem e onde nós todos atravessamos nossos próprios medos."
O diretor Joseph Kosinski também queria oferecer autenticidade para Only The Brave. A maior parte das cenas de ação foram capturadas pela câmera, o que significava que os atores realmente precisavam ficar ao lado do fogo. As cenas eram bem quentes e o diretor revelou que a mochila de Josh derreteu em uma das cenas onde ele estava bem perto do fogo.
Os atores podem ter passado ficando perto do ‘inferno’, com muito calor, mas todos concordaram durante a coletiva que a experiência de trabalhar nessa produção e dar vida a esses verdadeiros heróis foi uma das experiências mais satisfatórias até o momento.
Em conjunto com o lançamento do filme, os cineastas e os atores estão fazendo uma campanha para apoiar homens e mulheres que colocam suas vidas na linha de frente combatendo o incêndia. Os interessados em apoiar essa causa, podem fazer uma doação para The Granite Mountain Fund no https://www.granitemountainfund.org.