Dois brasileiros foram pegos em mais um esquema de fraude de cartões bancários nos Estados Unidos. Desta vez no estado Ohio onde Felipe Pena, 27 anos, e Antônio Oliveira Neto, 26 anos, estão presos desde o dia 14 de novembro na prisão de Trumbull County acusados de roubarem mais de $180 mil dólares de contas bancárias.
Pena e Neto foram descobertos usando skimmers - um aparelho colocado em caixas eletrônicos que “clona” as informações dos clientes –por um funcionário que abastece o caixa eletrônico do West Liberty Street Cortland Bank que percebeu que a câmera do ATM estava desligada e passou a monitorar a movimentação do caixa, segundo informações divulgadas pelo jornal WFMJ.
Segundo o funcionário, as lentes da câmera de segurança do caixa ATM estavam cobertas, o que chamou a atenção para as retiradas ilegais com cartões clonados. Usando a câmera do celular, o funcionário tirou foto de dois homens em um carro que havia chegado ao local e que usaram o caixa e repassou ao FBI.
Agentes passaram a monitorar e descobriram o carro estacionado em um posto de combustível a duas milhas do banco. Os policiais descobriram que veículo havia sido alugado em Cleveland e dentro dele havia os skimmers - dispositivos usados para roubar informações de cartões de crédito e débito.
Além do aparelho de clonagem, havia no carro também 280 gifts cards, cartões de crédito e débito, bem como $139 mil em espécie, dividido em pilhas de $5 mil.
Durante a investigação, a polícia descobriu vídeo e fotografias que denunciavam o esquema. Em um dos telefones celulares havia fotos de Pena em um hotel organizando as pilhas de dinheiro. Eles relataram que o aparelho continha um vídeo de pessoas que sacavam dinheiro em caixas eletrônicos e cobriam as câmaras com fita adesiva – uma espécie de tutorial para cometer o crime.
O telefone também continha fotos de recibos da Western Union de dinheiro que foi enviado para o Brasil. A direção do Cortland Bank informou que o dinheiro retirado do seu caixa eletrônico, de forma ilegal, veio de contas do PCN Bank em Cincinnati.
De acordo com o FBI, o PCN Bank informou ao Ministério Público do Condado de Trumbull que foram sacados de forma indevida a quantia de US$180 mil, provenientes de mais de 140 contas.
A dupla permanece presa e ainda não há data definida para a próxima audiência.