
We The Foreigners
Daniel Setton, de 20 anos, é estudante de Administração e Marketing na University of Evansville, em Indiana. Ele criou a página We The Foreigners no Instagram, movimento para divulgar a situação dele e de estudantes como ele. O grupo conta com 200 estudantes buscando por respostas do governo brasileiro.

Sem a bolsa de estudos
As estudantes Carol Nakata e Bruna Pacheco também participam do movimento e contam que já perderam bolsas de estudo que haviam conseguido. Carol, de 20 anos, está no último ano do curso de Psicologia e Comunicação na Malone University, em Ohio. Segundo ela, o início de suas aulas é dia 24 de agosto, e precisaria voltar por conta de seu trabalho como Assistente Residencial (RA), no qual um treino é necessário e já começou dia 12 de agosto. Como ela não conseguiu voltar, a substituíram e deram sua bolsa para a menina que a substituiu. Bruna Pacheco, de 24 anos, perdeu uma bolsa de mestrado por não conseguir voltar. Ela se formou em Comunicação enquanto era estudante atleta de Tênis. No final de agosto, Bruna começaria seu mestrado em Global Business em Fulton, Missouri, na Universidade William Woods com 100% de bolsa, mais moradia e alimentação.
O que dizem as autoridades brasileiras e dos EUA
Em contato com o Itamaraty, a informação dada na terça-feira, 18, é de que "o governo brasileiro está em permanente contato com as autoridades norte-americanas em busca de soluções para esses e outros casos decorrentes de restrições migratórias e sanitárias impostas durante a pandemia de COVID-19. É necessário, porém, compreender que, em todo o mundo, a autorização de ingresso em território de país estrangeiro é competência exclusiva e soberana das autoridades imigratórias do respectivo país".
*Matéria produzida com colaboração e supervisão de Arlaine Castro.