Brasileiros dominam fases finais do WQS do Japão

Por Gazeta Admininstrator

Os surfistas brasileiros mostraram boa adaptação às difíceis condições do mar em Akabane, no Japão, e são maioria nas oitavas-de-final do Tahara Pro, etapa nível seis estrelas do WQS. Na madrugada desta sexta-feira, sete dos oito competidores brazucas passaram suas baterias da quinta fase, mantendo o país na luta pelo terceiro título seguido na terra do sol nascente. Raoni Monteiro, em 2003, e Armando Daltro, no ano passado, venceram a etapa.

A participação brasileira na quinta fase começou com o carioca Leo Neves, que se classificou atrás do americano Bobby Martinez na primeira bateria. Os dois eliminaram o último japonês na disputa, Mineto Ushikoshi. Na seqüência, o potiguar Danilo Costa e o pernambucano Paulo Moura protagonizaram a primeira dobradinha brasileira, eliminando o americano Ben Bourgeois.

A dobradinha se repetiu na quarta bateria, com o paranaense Jihad Khodr e o paulista Adriano de Souza deixando de fora o australiano Nathan Webster. A única derrota brasileira veio no sexto confronto: Marcelo Nunes ficou em terceiro diante dos australianos Adrian Buchan e Shaun Cansdell.

Na sétima bateria, o carioca Marcelo Trekinho somou 15,07 pontos para se classificar, seguido por Glen Hall, da Austrália. O português Tiago Pires deu adeus ao evento. Fechando a quinta fase, o carioca Raoni Monteiro passou em segundo, atrás do havaiano Roy Powers, com os dois eliminando o americano Brett Simpson. Agora, Trekinho e Raoni protagonizarão um duelo entre amigos.

- Agora é homem a homem, não dá para um ajudar o outro. A amizade fica fora da água - disse Trekinho, que está dividindo a hospedagem com Raoni no Japão.

A partir das oitavas-de-final, os confrontos são no estilo 'homem-a-homem', com apenas dois surfistas em cada bateria. Dos 16 competidores ainda na briga pelo título, sete são brasileiros, seis são australianos, dois são americanos e um é havaiano.

Confira as baterias das oitavas:

1 - Bobby Martinez (EUA) x Paulo Moura (BRA)

2 - Leo Neves (BRA) x Danilo Costa (BRA)

3 - Chris Davidson (AUS) x Adriano de Souza (BRA)

4 - Nathaniel Curran (EUA) x Jihad Khodr (BRA)

5 - Jarrad Howse (AUS) x Shaun Cansdell (AUS)

6 - Luke Hitchings (AUS) x Adrian Buchan (AUS)

7 - Marcelo Trekinho (BRA) x Raoni Monteiro (BRA)

8 - Glen Hall (AUS) x Roy Powers (HAV)