Em operação conjunta, oficiais federais do U.S. Immigration and Customs Enforcement’s (ICE) e Enforcement and Removal Operations (ERO) prenderam 20 imigrantes criminosos e violadores das leis de imigração na área metropolitana de Kansas City – 15 homens e cinco mulheres, com idades entre 18 e 61 anos, foram presos - dentre eles um brasileiro, conforme informação divulgada em nota pela agência.
Durante a operação de quatro dias, que terminou na semana passada, foram detidos estrangeiros dos seguintes países: Brasil (1), El Salvador (3), Guatemala (6), Honduras (1), México (7), Romênia (1) e Serra Leoa (1). Durante esta operação, os oficiais de deportação de ERO fizeram prisões nas seguintes cidades de Missouri: St. Joseph (6), Belton (1), Blue Springs (1), Independence (2) e Kansas City (6). Oficiais do ICE também fizeram prisões nas cidades de Olathe (3) e Lawrence (1) do Kansas.
A maior parte dos estrangeiros visados ??por oficiais de deportação de ERO durante esta operação tinham históricos criminais que incluíam dirigir sob influência de substância (DUI), negligência infantil, abuso infantil, delitos de drogas, fraude e roubo. Quatro deles foram presos por reentrar ilegalmente nos Estados Unidos depois de terem sido deportados, o que é um crime e dois por vistos legais expirados.
Todos permanecem detidos e aguardam remoção para os países de origem nos termos da Lei de Imigração e Nacionalidade dos EUA.
"Os resultados contínuos de nossos oficiais de deportação ressaltam o constante compromisso do ICE com a segurança pública", disse Ricardo Wong, diretor do escritório de campo do ERO Chicago. "Como parte desta operação, continuamos focando a prisão de indivíduos que são estrangeiros criminosos e ameaças à segurança pública. Por causa dos esforços incansáveis ??desses oficiais profissionais, há menos criminosos em nossas comunidades ".
Os oficiais de deportação do ICE realizam operações de execução direcionadas diariamente em todo o país como parte dos esforços contínuos da agência para proteger a nação, defender a segurança pública e proteger a integridade das leis de imigração e controles nas fronteiras.
Durante as operações específicas, os oficiais da ICE frequentemente encontram outros estrangeiros ilegalmente presentes nos Estados Unidos que são avaliados caso a caso e, quando apropriado, são presos pelos oficiais.