Com o objetivo de ajudar a "fortalecer as relações diplomáticas do Brasil com o mundo", o pequeno João Paulo Guerra Barrera, 8 anos, foi recebido na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, na última quinta-feira, 12, onde fez um pedido inusitado: que o português se torne uma das línguas oficiais da Organização.
A visita do brasileiro, que já tem dois livros publicados,um inclusive lhe rendeu um prêmio na Nasa, foi para pedir a inclusão do português entre as línguas oficiais das Nações Unidas.
Ele entregou à secretária geral da ONU para a Juventude uma carta onde explica o pedido.
"Falei sobre ciências, tecnologia, inovação, sobre proteger o planeta, reciclar as coisas e ensinar o que sabemos, ter respeito pelas pessoas e ser feliz", explicou ele após a visita.
Atualmente, a ONU tem seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.
Na carta, escrita a próprio punho, o garoto se dirigiu ao secretário geral da ONU, António Guterres.
"Eu tenho um pedido especial para o senhor", escreveu o garoto. "Por favor, inclua o idioma português como língua oficial da ONU, vai nos tornar mais fortes para defender as nossas ideias e projetos para deixar o mundo um lugar melhor para todos."
A carta foi entregue oficialmente durante um encontro de João com Jayathma Wickramanayake, secretária geral da ONU para a Juventude.
O garoto também recebeu um pin de 17 cortes, que representam a Agenda 2030 pelo desenvolvimento sustentável.
“A Agenda 2030 tem 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que são claramente evidenciados pelas ideais e atitudes do João Paulo", afirmou Jayathma, segundo comunicado da equipe de João. A secretária prometeu encaminhar a carta a Guterres.
Mesmo ainda criança, Barrera viaja pelo Brasil dando palestras, onde incentiva o conhecimento , a pesquisa e fala sobre a importância de ser um povo unido para lutar pelo desenvolvimento. Com informações do G1.
O trabalho de João Paulo pode ser conferido em sua página do www.facebook.com/joaopaulo.barrera
“Um escritor e programador multi-talentoso que, com 8 anos de idade, foi reconhecido pelo Guinness Book of World Records como o mais jovem escritor bilíngue do mundo. Ele também foi convidado pela NASA para participar de um concurso onde venceu, recebendo o título de Embaixador de Science Days”, diz a página Brazilian Endowment for the Arts sobre o trabalho do garoto.