Texas: Brasileiras ajudam afetados por tornados
No fim de semana, uma série de tornados deixou pelo menos 11 mortos na região de Dallas, no Texas. Autoridades disseram, ainda, que a população deve ficar preparada para mais clima severo e chuvas fortes.
Brasileiras do grupo “Clube das Brasileiras no Texas”, no Facebook, que vivem na região, se uniram para arrecadar e distribuir doações. Tamara Piontkowsky, que mora em Rowlet, ofereceu sua casa como ponto de arrecadação. “Muita gente, logo depois do Natal, sem nada! Estou muito triste. Podia ter sido eu e minha família. Não consigo parar de imaginar as crianças e pais e mães tendo que passar por tamanho sofrimento. Que Deus não lhes deixe faltar nada”, escreveu em um post.
O mau tempo tem devastado vários estados no centro e sul do país. No dia 28, centenas de milhares de pessoas estavam sem energia, incluindo mais de 120 mil somente em Oklahoma.
O Mississippi, Alabama e o noroeste da Flórida estão sob aviso de tornados, disse o National Weather Service. Missouri e Arkansas também estão enfrentando chuvas fortes.
Partes do Texas, Oklahoma e New México estavam lidando com neve e enchentes. O National Weather Service prevê fortes nevascas e tempestades de gelo no centro oeste. Iowa, Minnesota, Wisconsin e Michigan estavam se preparando para o pior.
Mais de 3.500 voos foram atrasados e outros 2 mil cancelados no dia 28, de acordo com o site Flight Aware. Chicago e Dallas foram especialmente afetados. No domingo, dia 27, mais de 1.600 voos foram cancelados enquanto 6.300 foram atrasados. Fonte: Noticiários locais e USA Today.