Texas: Brasileiras ajudam afetados por tornados

Por Gazeta News

texas

Logo depois do Natal, famílias em todo o país estão enfrentando um clima tumultuado, cujos tornados e enchentes já mataram 43 pessoas, afetando o tráfego, cancelando e desviando voos, atrapalhando os planos de viagens para as festas.

No fim de semana, uma série de tornados deixou pelo menos 11 mortos na região de Dallas, no Texas. Autoridades disseram, ainda, que a população deve ficar preparada para mais clima severo e chuvas fortes.

Brasileiras do grupo “Clube das Brasileiras no Texas”, no Facebook, que vivem na região, se uniram para arrecadar e distribuir doações. Tamara Piontkowsky, que mora em Rowlet, ofereceu sua casa como ponto de arrecadação. “Muita gente, logo depois do Natal, sem nada! Estou muito triste. Podia ter sido eu e minha família. Não consigo parar de imaginar as crianças e pais e mães tendo que passar por tamanho sofrimento. Que Deus não lhes deixe faltar nada”, escreveu em um post.

O mau tempo tem devastado vários estados no centro e sul do país. No dia 28, centenas de milhares de pessoas estavam sem energia, incluindo mais de 120 mil somente em Oklahoma.

O Mississippi, Alabama e o noroeste da Flórida estão sob aviso de tornados, disse o National Weather Service. Missouri e Arkansas também estão enfrentando chuvas fortes.

Partes do Texas, Oklahoma e New México estavam lidando com neve e enchentes. O National Weather Service prevê fortes nevascas e tempestades de gelo no centro oeste. Iowa, Minnesota, Wisconsin e Michigan estavam se preparando para o pior.

Mais de 3.500 voos foram atrasados e outros 2 mil cancelados no dia 28, de acordo com o site Flight Aware. Chicago e Dallas foram especialmente afetados. No domingo, dia 27, mais de 1.600 voos foram cancelados enquanto 6.300 foram atrasados. Fonte: Noticiários locais e USA Today.