DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Brasileira perde casa pelo vulcão Kilauea no Havaí

Fernanda com o marido e as filhas no terreno que foi queimado pela lava no Havaí. Foto: reprodução\GofundMe.

No dia 19 de maio de 2018, o rio de lava da recente erupção Leilani do vulcão Kilauea,no Havaí, cobriu as terras e a casa da brasileira Fernanda Paulsen. “As centenas de horas que eles passaram cuidando de seus jardins e árvores frutíferas foram queimadas e enterradas pela terra preta”, escreveu uma amiga em campanha no GofundMe para ajudar Paulsen e sua família.

Há 9 anos morando no Havaí, o desabafo da brasileira veio em forma do pedido de ajuda para se manter enquanto ela, o marido e as duas filhas de 5 e 3 anos se recuperam psicologicamente e financeiramente do desastre. “Hoje o fluxo de lava levou nossa fazenda e nossa casa! É tão difícil de acreditar… Quase 10 anos de suor e lágrimas desapareceram e foram cobertos de lava! Eu oro por aceitação, eu oro por clareza e rezo para que possamos nos levantar das cinzas como a Fênix! Estou com o coração partido… Meu marido estava lá e ele foi capaz de ver com seus próprios olhos … Por favor, mantenha-nos em seus corações enquanto passamos por este momento difícil!”, descreveu Paulsen.

A residência de Fernanda ficava na região de Malama-ki, a pouco mais de dois quilômetros do Kilauea, o vulcão mais ativo do planeta e em erupção desde 1983.

O marido de Fernanda observa a destruição da lava do Kilauea. Foto: GofundMe.

“No dia 19, a lava do Kilauea entrou no meu condomínio de maneira muito agressiva, tinha um rio de lava descendo, levou nossa casa e toda nossa fazenda”, conta Fernanda que, junto com a família, teve tempo de salvar apenas os documentos pessoas, algumas roupas e fotos.

LEIA TAMBÉM  Carro Ecológico

Sem seguro da casa, a brasileira conta com apoio e doações. “Embora esse dinheiro não recupere a sua terra, pelo menos os ajudará com as despesas imediatas. Eles usarão esse dinheiro para alugar uma casa para que sua família possa ficar junto, o que exigirá um depósito (o aluguel do primeiro e do último mês). Eles ainda têm que fazer pagamentos de hipoteca na terra, assim, este dinheiro vai ajudar com isso também (eles não têm seguro em sua casa)”, descreve a campanha.

No dia 3 de maio, a atividade começou a aumentar, acompanhada por inúmeros terremotos, inclusive um tremor de magnitude 6.9 na escala Richter. Fissuras se abriram no solo e um fluxo incontrolável de lava tomou diversos pontos residenciais e estradas.

A campanha está aberta no GofundMe e objetiva arrecadar $25 mil dólares.

O United States Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos) elevou no dia 16 desse mês para alerta vermelho o nível deerupção do vulcão Kilauea, no Havaí, que na última semana já provocou a retirada de centenas de pessoas de seus lares. As explosões do vulcão se intensificaram na terça-feira, e uma nuvem de cinzas desencadeou um alerta vermelho para a aviação pela primeira vez desde que a erupção começou há 12 dias.

LEIA TAMBÉM  Previdência paga no exterior deverá ser válida no Brasil ainda em 2011

EUA aumentam alerta para vermelho em erupção de vulcão no Havaí

Vídeo flagra carro sendo engolido por lava no Havaí

Comments

comments

Tags: ,,,

Arlaine Castro
Arlaine Castro
Arlaine Castro Mineira, formada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTEMG). Traz em seu currículo experiências como assessora de comunicação, escritora, revisora e organizadora do livro Eta Babilônia. Atualmente é repórter do Gazeta News.



296