A comunidade brasileira tem motivos para se orgulhar. A brasileira Ana Sarrizo, empreendedora social e presidente da Brainy Mouse Foundation – uma organização americana sem fins lucrativos que busca auxiliar a interação social de crianças, adolescentes e adultos com autismo - lançou no início deste mês, no dia Mundial de Conscientização do Autismo, a versão em português do aplicativo Brainy Mouse.
“Trata-se de um aplicativo para celulares e tablets (disponível para Android e iOS), em formato de jogo, que de forma lúdica auxilia as crianças no processo de aprendizagem”, explica a comunicadora social que iniciou o trabalho em prol dos autistas em Belo Horizonte, onde morava antes de se mudar para Orlando há dois anos e meio.
“O prazer que temos em ensinar as crianças com uma forma inovadora de comunicação, baseada em uma linguagem implícita é fantástico. Com a Brainy Mouse estamos criando oportunidades onde as crianças são felizes ao mesmo tempo em que são capazes de desenvolver sua autonomia através da leitura. Nossa equipe acredita na inclusão e no futuro e no potencial de cada usuário do jogo. É por isso que nos esforçamos para conseguir que nossos sonhos sejam alcançados por meio de cada novo projeto digital criado”, destaca a criadora.
Após 4 anos de pesquisa, os resultados dos grupos testes com crianças realizados nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo foram satisfatórios. “Imagine as dificuldades que já enfrenta um adulto autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que ainda por cima não sabe ler e escrever”, explica a criadora.
Em 2013, Ana Paula Sarrizo ganhou o “Prêmio Santander Universidades” para desenvolver seu projeto e recebeu o valor de R$ 100 mil para investir e uma bolsa para realizar um curso de empreendedorismo na Babson College, em Massachusetts, uma das principais escolas de negócios do mundo.
Para a desenvolvedora, o jeito como as crianças autistas pensam, assimilam e compreendem o mundo a sua volta é peculiar e, muitas vezes, nem os educadores estão preparados para lidar.
O game trabalha a leitura, formação de palavras usando sílabas, interação com sons e outros “dispositivos cognitivos”, que ajudam o usuário a trabalhar seu desenvolvimento de forma lúdica.
“Toda criança tem o direito à independência através da leitura e da escrita. Brainy Mouse é uma solução que ajuda a alfabetizar a criança autista e oferece bem estar e felicidade ao usuário. A história do mouse acontece em um restaurante. A criança precisa pegar a comida para fazer uma receita. Forma as palavras que buscam as pistas (sílabas), prestando atenção às cores, associadas a sons e gráficos. Enquanto brinca, a criança está aprendendo, e precisa formar as palavras e sílabas enquanto tenta escapar dos cozinheiros”, explica.
Estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas, segundo dados divulgados pelo Center of Control and Prevention (CDC) que aponta a incidência da doença em 1 a cada 68 crianças. “Além dos desafios da doença, o maior entrave ainda é o preconceito. O autista tem dificuldade na comunicação e, consequentemente, déficit no desenvolvimento da linguagem. As técnicas comportamentais dão muito resultados, principalmente quando estruturamos o que será ensinado com a rotina visual, valorizando principalmente os acertos”, conclui Ana.
O aplicativo está disponível na língua portuguesa e inglesa e pode ser baixado pelos links Apple:https://itunes.apple.com/us/app/brainy-mouse/id1327572117
Google:https://play.google.com/store/apps/details…
Acesse também o site da fundação brainymouse.org/pt-br