Brasileira é picada por aranha marrom na FL e faz alerta

Por Arlaine Castro

aranha marrom wikipedia.2

Uma brasileira moradora da Flórida fez um alerta após ter sido picada por uma aranha marrom há cerca de três dias. Com o tornozelo bastante inchado e roxo por causa da picada, a brasileira só percebeu que se tratava de uma picada desse tipo de aranha pelos sintomas e tipo de ferida. Depois de pesquisar a respeito, viu que a aranha é venenosa e resolveu fazer um alerta à população.

“Não sei nem onde ou quando foi, pois você não sente nada quando ela pica, só no terceiro dia que começa a náusea, tontura e o necrosamento da pele ao redor da picada. Sem cuidados médicos pode até matar”, relatou.

A brasileira mora no sul da Flórida e contou que passou um susto enorme, só se dando conta do que se tratava dias depois. “Foi um susto! Tinha acabado de voltar de Orlando com um tráfego monstro com 2 crianças e 2 cachorros, comecei a me sentir mal e achei que fosse cansaço comum. Acordei com meu tornozelo preto e não dei muita bola, mas aí fui pesquisar no google e vi o que era”, destaca.

Segundo a brasileira, seu caso ainda foi “de sorte” por ter um bebê em casa que não foi picado. “Minha sorte foi que mordeu a mim e não meu o meu bebê de 2 anos”. Ela procurou orientação médica e está em recuperação, tomando antibiótico. “Procurei orientação imediata, crucial para a recuperação”, enfatiza.

Perigo pós-furacão

Esse tipo de aranha não é incomum na Flórida e agora, com o calor e os fortes ventos trazidos principalmente pelo furacão Irma, muitos insetos e animais peçonhentos são deslocados para fora dos habitats naturais e entram para dentro das casas. “Fica aqui o alerta para todo mundo: os fortes ventos sacodem tudo, deixando muita coisa fora do lugar, inclusive esse tipo de aranha superperigosa”, alertou.

O alerta serve principalmente para redobrar os cuidados com crianças e animais de estimação, que costumam ser alvos fáceis por ficarem no chão e geralmente ao ar livre, em gramas e jardins. Dentro de casa, a aranha marrom costuma se esconder dentro de guarda-roupas, sapatos ou outros locais fechados e escuros.

Aranha marrom

Pode parecer inofensiva pelo tamanho, mas a aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida pela picada que é capaz de matar o local onde o veneno atingiu, fazendo a pele apodrecer, causando a necrose. Apesar de ser a segunda espécie de aranha mais venenosa, é a primeira que contém mais mortes por todo o mundo , com 1,5% das picadas fatais, se não for procurado cuidados médicos.

Sintomas e primeiros socorros

O Center of Disease Control (CDC) orienta que os sintomas associados a picadas de aranha podem variar de menor a grave. Embora extremamente rara, a morte ocorre nos casos mais severos. Os possíveis sintomas resultantes de uma mordida de aranha incluem o seguinte:

Comichão ou erupção cutânea

Dor que irradia do local da mordida Dores musculares ou cãibras Vermelhidão no local Suor aumentado Dificuldade em respirar Dor de cabeça Náuseas e vômitos Febre Calafrios Ansiedade ou inquietação Pressão arterial elevada Primeiros socorros A vítima de picada deve seguir os seguintes passos: Manter a calma e identificar o tipo de aranha. Se possível, capturá-la ou tirar uma foto para ajudar no tratamento médico; Lavar a área de mordida com água e sabão; Aplicar um pano umedecido com água fria ou gelo na área da mordida para reduzir o inchaço; Elevar a área de mordida, se possível; Não tentar remover o veneno; Solicitar imediatamente assistência médica profissional.

Habitat

De acordo com Center of Disease Control (CDC), a brown recluse spider, em português, a aranha reclusa marrom, também conhecida como aranha de violino, é mais comum nos estados do meio oeste e do sul dos Estados Unidos. É de cor marrom com uma marcação característica em forma de violino (ou em forma de violão) em sua cabeça e tem seis olhos de tamanho igual.

Sua ação é realizada na parte noturna, mantendo-se escondida sobre folhas, tijolos, galhos, ou qualquer outro ambiente escuro que lhe possa oferecer abrigo durante o dia e à noite sai para caçada. É mais encontrada na época de verão. É um inseto que não é agressivo, atacando somente para defender-se quando pressionada.