Mais de 100 pessoas estão desaparecidas depois que um barco equatoriano lotado de imigrantes ilegais naufragou no Oceano Pacífico, perto da costa da Colômbia, informou a Marinha colombiana nesta quarta-feira. Segundo relatos preliminares, o naufrágio ocorreu na noite de terça-feira. Um barco pesqueiro que passava pelo local no momento resgatou sobreviventes.
O pesqueiro Don Félix salvou sete homens e duas mulheres, mas o barco que afundou deixou o Equador com 120 pessoas, quando tinha capacidade para apenas 15, segundo as autoridades colombianas.
"A Marinha da Colômbia iniciou imediatamente uma operação de busca e resgate para encontrar os corpos das vítimas do naufrágio, usando um avião e uma lanha de patrulha", diz um comunicado da força.
O barco deixou o porto de Manta, no Equador, sem autorização. O destino era a Guatemala. A Marinha foi informada de que o naufrágio ocorreu a 225 quilômetros da ilha colombiana de Malpelo, por volta da meia-noite. Os sobreviventes, cujo estado de saúde é razoável, estão sendo levados de volta a Manta, 260 quilômetros a sudoeste de Quito.