Ativistas liberais, pais e manifestantes motivados pela primeira vez por relatos de crianças separadas de seus pais na fronteira planejam se reunir em centenas de cidades em todo o país no sábado. A ideia é pressionar o governo do presidente Donald Trump a reunir as famílias.
Mais de 600 marchas poderão atrair centenas de milhares de pessoas em todo o país, de cidades amigas de imigrantes, como Los Angeles e Nova York, até os conservadores Appalachia e Wyoming, sob a bandeira Families Belong Together.
No sul da Flórida, mais de 100 pessoas se reuniam do lado de fora do Diplomat Hotel, no sábado, em Hollywood, para protestar contra as políticas. Eles seguravam cartazes que diziam "Famílias primeiro" e "Sim, Melania, eu me importo".
Outros protestos estão planejados para a baía de Palmetto e o downtown Miami.
Apesar de muitos manifestantes se denominarem anti-Trump, outros estão motivados pela primeira vez ao ativismo de imigração, incluindo pais que dizem que se sentem obrigados a aparecer depois de relatos dolorosos sobre crianças tiradas à força de suas famílias quando cruzam a fronteira ilegalmente. Em Portland, Oregon, por exemplo, várias mães que ficam em casa organizaram seu primeiro comício enquanto cuidavam de crianças pequenas.
"Não sou radical e não sou ativista", disse Kate Sharaf, uma das organizadoras de Portland. "Mas cheguei a um ponto em que senti que tinha que fazer mais".
Grupos de defesa dos imigrantes dizem que estão entusiasmados - e surpresos - em ver a questão ganhar força entre aqueles que não estão ligados à imigração.
"Honestamente, eu estou impressionada. Eu literalmente nunca vi americanos se manifestarem em defesa de imigrantes assim", disse Jess Morales Rocketto, diretora político da National Domestic Workers Alliance, que representa babás, empregadas domésticas e cuidadoras, muitas das quais são imigrantes. "Nós ouvimos o tempo todo pessoas dizendo, se fosse meu filho, eu gostaria que alguém fizesse alguma coisa".
Os comícios de sábado estão recebendo financiamento e apoio da American Civil Liberties Union, MoveOn.org, National Domestic Workers Alliance e The Leadership Conference.
Trump foi ao Twitter na manhã de sábado para mostrar seu apoio à Imigração e à Alfândega, em meio a pedidos de alguns democratas por grandes mudanças na imigração.
Publicando tweets de New Jersey, Trump disse que os democratas "estão fazendo um forte esforço para abolir o ICE, um dos mais inteligentes, mais duros e mais espirituosos grupos policiais de homens e mulheres que eu já vi." Ele instou os agentes do ICE a "não se preocuparem ou perderem seu espírito". Com informações da Associated Press.
https://gazetanews.com/estados-processam-governo-trump-por-separacao-de-familias-na-fronteira/
https://gazetanews.com/fronteira-juiz-ordena-que-criancas-sejam-entregues-as-familias-em-ate-30-dias/