Astigmatismo: entenda os sintomas e as opções de tratamento

Por Gazeta News

Existem diversas condições que afetam os nossos olhos, causando desconforto, dores e inclusive prejudicando a nossa qualidade de vida. O astigmatismo é uma condição ocular na qual a córnea não apresenta o formato adequado, provocando uma visão borrada. É uma doença hereditária, estável e para toda vida. O tratamento para sua correção envolve o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. O que é astigmatismo? Astigmatismo significa que a córnea tem uma forma irregular. Isso causa problemas de visão. A córnea é a camada transparente que cobre o cristalino e a íris. A córnea protege estas estruturas e ajuda a transmitir a luz que entra no olho. Normalmente, a córnea é esférica, embora nas pessoas com astigmatismo possa ter forma oval ou de bola de futebol. Isso faz com que a luz se espalhe em vez de se concentrar em um único ponto enquanto atravessa à córnea e, como resultado, provoca visão borrada.

Muitas pessoas têm algum grau de astigmatismo. Na verdade, é raro encontrar um olho perfeitamente formado. Acredita-se que o astigmatismo é hereditário, portanto, se você tem astigmatismo, é muito provável que seus filhos também o tenham. Muitas vezes, a doença ocorre com outras doenças, como ter pouca visão (miopia). Muitas pessoas confundem o astigmatismo com “olho preguiçoso” (ambliopia). Não se trata da mesma doença, embora o astigmatismo possa contribuir para a ambliopia.

Sintomas. O sintoma mais comum do astigmatismo é a visão borrada. Algumas pessoas o descrevem como visão dupla, mas de um único olho. Algumas pessoas com astigmatismo desenvolvem fadiga ocular, estrabismo (olho cruzado) e dores de cabeça pelo esforço realizado para focar os objetos que estejam próximos ou longe. As pessoas nascem com astigmatismo, mas talvez não seja notado até que a criança comece a frequentar a escola ou aprenda a ler. O astigmatismo não pode ser prevenido. Por ser hereditário, está presente desde o nascimento.

Diagnóstico. Tanto o optometrista como o oftalmologista pode diagnosticar o astigmatismo mediante um exame oftalmológico padrão.

Tratamento. É possível corrigir o astigmatismo com o uso de óculos, certos tipos de lentes de contato ou cirurgia. Os óculos são uma boa e confiável opção. Os pacientes que preferem usar lentes de contato melhoram com lentes rígidas, embora possam ser usadas lentes gelatinosas, mas que não são tão eficazes. A cirurgia pode ser uma opção, especialmente para aquelas pessoas que têm olhos secos ou outras doenças que as impedem de usar lentes corretivas. O tipo de cirurgia mais comum utilizada para corrigir o astigmatismo é a LASIK. Nesta cirurgia, se realiza uma pequena incisão na superfície do olho para criar uma pequena aba de tecido, que, em seguida, se levanta. Depois, se utiliza um feixe de laser frio para corrigir a curvatura irregular que existe no astigmatismo. Geralmente, a recuperação é rápida e indolor.

Quando procurar um profissional? Visite o seu médico se tiver problemas de visão borrada ou dores de cabeça. Leve seu filho a um optometrista se ele se queixar destes sintomas, ou se notar muito estrabismo ou fricção dos olhos.

Prognóstico. O astigmatismo, pode ser corrigido com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Por vezes, o astigmatismo pode ser causado por outras doenças, como problemas de inflamação das pálpebras. Estas condições podem exigir consultas médicas mais frequentes e um tratamento adequado. Cortesia: Zoom Optical Store/ Fonte: Saúde Dicas.