Ao todo, 8 tornados atingiram a Flórida em janeiro
Em pouco mais de 24 horas depois que um tornado virou carros e causou danos em Coconut Creek e Pompano Beach, no condado de Broward, residentes de Delray Beach e Boynton, em Palm Beach, viram-se frente a frente com outro “twister”.
Os ventos do segundo tornado, na manhã do dia 28, chegaram a 85mph, derrubando árvores, danificando imóveis e assustando residentes.
Ao todo, oito tornados atingiram cidades da Flórida durante o mês de janeiro, levando a duas mortes, destruição e quedas de energia.
O número de tornados até agora esse ano é o dobro da média esperada. De acordo com o Storm Prediction Center, a média de tornados para a Flórida nos últimos 25 anos é de três durante o mês de janeiro.
O primeiro tornado deste ano foi em Marathon, no dia 7. No dia 9, um ciclone atingiu Cape Coral com ventos de 110pmh que viajaram para Fort Myers. No dia 17, Duette, Sarasota e Hope Sound foram atingidos por tornados durante a madrugada. Até que na última semana, Coconut Creek e Pompano foram atingidos, e pouco mais de 24 horas mais tarde Delray Beach e Boynton foram atingidos.
Enquanto alguns se perguntam se estão realmente no sul da Flórida e não no centro oeste do país, onde os tornados são mais comuns, experts não estão surpresos. Este ano é ano de El Niño, que traz um clima propenso a tornados e a expectativa é que a ocorrência deles continue em alta ao longo do inverno.
O tornado de quinta-feira era um EF0, que traz ventos entre 65mph e 85mph. O que ocorreu em Broward um dia antes era um pouco mais forte, EF1, que produz ventos entre 90 e 100mph, de acordo com o National Weather Service.
Enquanto a Flórida não é um estado comum para tornados, a expectativa por ano é que cada condado seja atingido uma vez por ano. Como esse é um ano de El Niño, a expectativa é de dois tornados por condado.
Empregados St. Mary the Virgin Anglican Church, localizada onde o tornado se formou em Delray, disseram que árvores caíram e móveis do lado de fora foram arrastados pelo vento. Oficiais do Delray Beach Fire Rescue disseram que estavam respondendo a várias ligações, mas que ninguém se feriu gravemente. Fontes: Sun Sentinel e Palm Beach Post.