DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

American Organization of Teachers of Portuguese apresenta painel no Focus Brasil

No painel da Educacao dezenas de crianças receberam medalhas por participarem de programas de PortuuguêsO painel da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) realizado no sábado, dia 2 de maio – no Seminário do Focus Brasil foi literalmente emocionante. Cerca de 45 professores presentes aplaudiram de pé o palestrante convidado, Alexandre Lopes, e alguns não conseguiram conter suas lágrimas durante sua apresentação. O tema de sua paletra foi –  A jornada de um professor culturalmente sensível.

Alexandre Lopes foi eleito em 2012, dentre 190.000 professores, o Professor do Ano da Flórida, e ficou entre os cinco finalistas no país.

 A Professora Vivian Flanzer da Universidade do Texas  também esteve presente e ministrou a palestra: Ensinando Português e cultura do Brasil através de vídeos autênticos e leituras de crônicas (título de seu artigo que venceu o prêmio AOTP de Promoção do Idioma no Brazilian Press Awards na noite anterior). Vivian compartilhou sua experiência como professora e coordenadora do programa de Português da Universidade do Texas e apresentou vídeos autênticos, criados por ela mesma para serem usados em sala de aula.

A palestrante Prof. Ivian Destra, membro do conselho consultivo da AOTP, pesquisadora e pedagoga, apresentou um tema de muito interesse dos professores presentes: O ensino de Português como  Língua de Herança. Ela dissertou, dentre outros assuntos, sobre a leitura e discussão de textos acompanhados de propostas de exercícios de produção linguística para que os aprendizes apropriem-se de sua língua/cultura.

A Presidente e Fundadora da AOTP, Anete Arslanian, aproveitou para anunciar que nos  dias 1 e 2 de agosto a AOTP estará apresentando junto à Focus Brasil Foundation o III EMEP (Encontro Mundial sobre o Ensino de Português). O encontro será na Columbia University, Nova Iorque, e as inscrições, tanto para apresentar  trabalho  como para asissitir ao evento, estão abertas. Quem visitar o site do EMEP terá acesso a todas as  informações importantes sobre o evento: www.emepsite.com .

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta News
Gazeta News



265