A aldeia de Kigbal, localizada a quatro horas de viagem ao norte de Freetown, a capital de Serra Leoa, se transformou no epicentro de um novo surto de ebola no país. Segundo autoridades de saúde locais, 30 pessoas morreram vítimas do vírus nos últimos dias na localidade. O número equivale a 10% da população da aldeia.
Serra Leoa é o país mais afetado pela epidemia do ebola. Quase metado de todos os casos da doença registrados até agora (2.413), ocorreram no país. Doença já matou 5 mil pessoas, segundo OMS A atual epidemia de ebola já matou aproximadamente 5 mil pessoas, de um total que ultrapassa os 13,5 mil infectados, de acordo com balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos últimos dias. O balanço leva em conta os casos confirmados, suspeitos e prováveis registrados até o dia 29 de outubro.
Os países com transmissão intensa da doença continuam sendo Libéria, Guiné e Serra Leoa. Também foram registrados casos no Mali, na Espanha, nos Estados Unidos, na Nigéria e no Senegal. Estes dois últimos países já foram declarados livres do vírus na semana passada. Com informações da “BBC” e “G1”.