DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Ajuda à Ucrânia foi congelada 90 minutos depois do telefonema de Trump, mostra documento

Foto: REUTERS

Um novo documento liberado no domingo (22), mostra que a ajuda financeira militar à Ucrânia foi congelada 91 minutos depois do telefonema entre os presidentes Donald Trump e Volodymyr Zelenskyy. O telefonema em questão deu origem ao processo de impeachment por abuso de poder, contra o presidente americano.

Os democratas querem, agora, usar esse e-mail para influenciar o Senado americano no sentido de ouvir mais testemunhas. Na semana passada o Senado, que tem maioria republicana, já havia sinalizado que não tem planos de convocar ninguém, o que seria uma orientação do presidente Trump.

O e-mail interno é parte de uma série publicada pelo Center for Public Integrity, entidade sem fins lucrativos, revelou que um funcionário do setor orçamentário teria dito ao Pentágono para “adiar” a ajuda militar à Ucrânia.

“Com base nas orientações que recebi do governo de revisar a assistência à Ucrânia … adie qualquer obrigação adicional do Departamento de Defesa desses fundos”, escreveu Michael Duffey, funcionário do Office of Management and Budget (Escritório de Gerenciamento e Orçamento), em um email aos funcionários do Pentágono.

LEIA TAMBÉM  Hillary tem 6 pontos de vantagem sobre Trump

O e-mail foi enviado às 11h04 – uma hora e 31 minutos após o polêmico telefonema de Trump com Zelenskyy, em 25 de julho, de acordo com um resumo da conversa divulgada pela Casa Branca.

“Dada a natureza sensível da solicitação, agradeço que você mantenha essas informações bem guardadas para quem precisa saber”, acrescentou Duffey.

Trump é acusado de reter US $ 400 milhões em assistência militar que seria enviada à Ucrânia para pressionar Kiev a investigar seu rival político, Joe Biden.

Comments

comments

Tags: ,,,,

Vanuza Ramos
Vanuza Ramos
Vanuza Ramos formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Há 10 anos vive nos Estados Unidos, onde também desenvolve atividades culturais voltadas para a comunidade brasileira. Como escritora, participou das duas edições da coletânea “Brava Gente Brasileira em Terras Estrangeiras”. Seu portfolio inclui também trabalhos na área de Produção de Eventos e Shows, Public Relations e Marketing.



282