Adolescentes estão usando Instagram para comprar drogas - Por dentro de Orlando
“É bem mais fácil assim. Você vê a foto e marca”, declarou ao “Orlando Sentinel” um adolescente de 17 anos, em condição de anonimato. Como no Instagram as pessoas usam apelidos como identificação, fica mais fácil o acesso aos vendedores de drogas sem ser identificado, conforme explicam as autoridades policiais.
“Há palavras-código, uma linguagem secreta, mas na maioria das vezes basta buscar por ‘marijuana’, ‘Xanax’, ou qualquer outra droga para encontrar no Instagram”, afirma Constance Phillips, gerente da Houston’s Odyssey House, uma fundação dedicada ao tratamento de adolescentes envolvidos com drogas.
Investigadores acreditam que as transações finalizadas na mídia social são iniciadas dentro das escolas, e vem buscando uma forma de conter esse novo mecanismo de venda de drogas ilícitas.
O departamento de polícia faz um alerta aos pais para que monitorem mais de perto o comportamento dos filhos nas mídias sociais, já que o histórico do Instagram não é apagado. Nesse novo nicho, vendedores das drogas anunciam seus produtos com fotos e sob palavras-chaves como ‘15g,’ ‘orlandoweed,’ ‘orlandodank’, ‘orlandotrees’ e ‘orlandobud’.
Parentes devem contatar o departamento de polícia caso encontrem fotos ou conteúdo inapropriados ou suspeitos.