Agentes do Customs and Border Patrol no Texas resgataram 15 indocumentados abandonados por coiotes na fronteira na última semana. Em alguns casos, as pessoas precisaram de atendimento médico por estarem sofrendo problemas em consequência do calor. Uma pessoa foi encontrada morta.
Na última terça-feira, os agentes de Falfurrias responderam a três chamadas do 911, resultando no resgate de cinco estrangeiros perdidos que haviam sido abandonados. Os agentes forneceram cuidados médicos básicos e os transportaram para a Estação do CBP de Falfurrias para processamento.
Em seguida naquele dia, agentes encontraram uma mulher hondurenha e seu filho menor de idade, ambos abandonados perto de Fronton, no Texas. A mulher começou a vomitar e chegou a desmaiar por consequência do calor. Agentes retiraram a mulher da folhagem densa e em seguida pediram uma ambulância. A mulher foi transportada e internada no hospital, onde atualmente está sendo tratada por problemas relacionados ao calor.
Horas depois, os agentes de Brownsville encontraram um mexicano aflito queixando-se de dor nas costas depois de entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Um médico do CBP o examinou, encaminhando-o assim a um hospital local.
Posteriormente, naquela mesma noite, um agente da Weslaco descobriu o corpo de um homem ao sul de Pharr, no Texas. O corpo foi transportado para um médico legista no condado de Hidalgo.
Na quarta-feira, agentes responderam a três telefonemas sobre grupos abandonados por coiotes que se perderam perto de Falfurrias, no Texas. Agentes localizaram em seguida sete estrangeiros, embora suas nacionalidades não tenham sido divulgadas. Um dos homens foi transportado para um hospital local devido a uma doença relacionada ao calor.
Pouco depois, os agentes da cidade de Rio Grande encontraram um guatemalteco angustiado que parecia estar sofrendo de ferimentos relacionados ao calor perto de La Grulla. O homem também foi levado a um hospital local.
Todos eles serão processados em conformidade com a lei, de acordo com o CBP.
Alerta contra o calor
Em maio, o CBP do Vale do Rio Grande emitiu um comunicado alertando para as altas temperaturas e o aumento dos perigos de atravessar a fronteira ilegalmente. De acordo com o CBP, em maio já havia um aumento considerável no número de apreensões.
Até maio do ano fiscal de 2018, 57 pessoas foram encontradas mortas na fronteira, de acordo com o agente Manuel Padilla, Jr. “Essas vítimas de contrabando humano sempre serão imigrantes”.
O Setor do Vale do Rio Grande tem várias campanhas focadas em resgate e conscientização de perigo, como a “Operação Big Rig” e “No Se Arriesgue”. As campanhas visam combater o contrabando e, como resultado, salvar vidas. Pessoas que virem atividades suspeitas na fronteira são encorajadas a ligar para o 911. As informações são do CBP.
Relacionada:
Operação contra tráfico humano detém três brasileiros no Texas e Novo México