5ª edição da ArtBrazil - A Maior Feira de Arte Brasileira acontece setembro no Sul da Flórida
O evento idealizado e dirigido por Jade Matarazzo é a maior plataforma diversificada das artes visuais brasileiras nos Estados Unidos com mais de 4.000 visitantes esperados todos os anos durante a exposição.
A diversidade e qualidade da feira está difundida pelos segmentos de fotografia, escultura, pintura, desenhos, colagem e instalações representados nos mais diversos conceitos e linguagens abordadas por artistas em fases diferentes de carreira. Este ano, Jade Matarazzo uniu forças com a conceituada curadora e historiadora de arte americana, Dr. Carol Damian, conhecida por seu trabalho no Frost Museum de Miami e autora de importantes livros de arte.
Visitantes da feira poderão encontrar obras de artistas consagrados que chegam através da parceria com a galeria Espaço Arte Mizrahi trazendo nomes como Claudio Tozzi, Kazuo Wakabayashi, Yuli Geszti, Marli Takeda, Marysia Portinari e muitos outros. Adélio Sarro, Claudio Souza Pinto, e jovens de destaque como o Matto-Grossense Petterson Silva, Leonardo Bacan, os Paulistanos Evandro Angerami, e Rogerio Pedro, Carlos Eduardo Calfat Salem estão incluídos nesta lista de talentos que chegam a Miami para a mostra.
No segmento da fotografia, destaca-se um dos mais conhecidos fotógrafos brasileiros, Kazuo Okubo que estará ao lado dos também conceituados Mariza Formaginni, Di Roberto, Marine Fontayne, Daniel Taveira, Jade Matarazzo e ainda o jovem fotografo Nicolas Brito que estará chegando de Curitiba colaborando com o tema Doors and Windows.
Este ano, o ArtBrazil vai de encontro ao mercado Latino Americano em parceria criada com a embaixadora das artes Olga Ortiz Mera, CEO da United Aliens Artists Foundation, abrindo espaços e oportunidades para receber artistas, instalações, filmes, performances, musica ao vivo e rodas de arte, somando assim a esta comunidade que já possui uma mistura cultural complexa e vibrante. Em destaque este ano estarão na mostra a Dominicana Rosário Bond e a Mexicana Ceci Rivera ao lado de muitos outros.
Com uma forte equipe profissional liderada pela produtora Luciana Lewis o ArtBrazil se expande a cada ano para acompanhar o crescimento do projeto e possibilitar a melhor experiência possível para os participantes e convidados. A Feira ArtBrazil é pioneira no conceito de criar e agregar durante o longo tempo de exibição, projetos diversos que tem a arte como denominador comum.
O segmento social conta no momento com dois projetos; o “Eye Contact” da artista Grazi Gadia que aborda o tema do autismo através da arte, e o filantrópico “Arte que Salva“ de Eve Atman apoiando as comunidades carentes dos lugares mais pobres do mundo e doa 100% da renda que arrecada leiloando as obras iniciadas por crianças carentes e finalizadas com interferências de artistas plásticos voluntários.
Durante o período de duração do ArtBrazil, os artistas e publico que tem interesse em participar de workshops e palestras encontram um calendário intenso de rodas de arte, aulas com os próprios artistas participantes e “Art Talks” com convidados especiais.
“The Traveling Artist” é um projeto que usa a arte como ferramentade educação, inclusão, bem estar, e importante componente cultural na formação de crianças, adolescentes e adultos de todas as camadas sociais.
Inspirado na frase de Milton Nascimento, “o artista tem que ir aonde o povo esta”, o projeto foiidealizado por Jade Matarazzo e desenvolvido por um corpo docente de curadores, historiadores e professores multiculturais.
O “Traveling Artist”levará palestras,workshops, musica, performances literárias e teatrais e "Pop Up Exhibitions” para espaços culturais alternativos, assim como escolas, hospitais, casas de repouso para idosos, abrigos para desalojados, e comunidadescarentes.
Acreditando que a arte transcende todas as fronteiras com sua linguagem universal, o projeto “The Traveling Artist” visa, através de sua dinâmica, tambem incentivar e promover o intercâmbio artistico e cultural entre artistas de varias nacionalidades, possibilitando assim a disseminaçao de suas influências e raízes atraves de suas expressões e bagagens culturais.O projeto solidificou parcerias no Brasil, Japão e Europa e tem uma equipe que conta com …. sociólogos, terapêutas de arte, e galerias.
"Queroque todos possam ter a alegria de amar, entender e desfrutar a riqueza da arte na vida cotidiana e na história da nossa própria antropologia” - Jade Matarazzo.
O envolvimento com os artistas se tornou marca registrada e pessoal de Jade, que continua sempre buscando romper fronteiras para viabilizar a participação de cada artista. “Pretendo que o crescimento do ArtBrazil e seus segmentos possa contribuir para a inserção e consolidação desses artistas no circuito receptor, primando pela qualidade artística dos trabalhos exibidos. Quero proporcionar continuamente a experimentação do público no ambiente visual, mantendo interessados os espectadores já acessados e desenvolvendo estratégias para aumentar ainda mais a frequência de público”, diz Jade, que confessa não ter se surpreendido nos primeiros anos com o enorme interesse demonstrado pelo público tanto americano quanto latino.