O técnico Joel Santana segue atrás de uma cara para o time do Flamengo. No CT Ninho do Urubu, o treinador rubro-negro comandou o segundo coletivo da semana e testou duas formações diferentes: o tradicional 4-4-2 e um surpreendente 3-4-3.
A novidade da primeira escalação ficou por conta do retorno de Rodrigo Alvim aos titulares. O jogador, que não tem ficado nem no banco de reservas, foi lançado na lateral esquerda por conta do drama que o Fla vive na posição. O antigo titular Junior Cesar deixou o clube para acertar com o Atlético-MG e Magal, que atuou contra o Sport, deixou a Ilha do Retiro com dores musculares e ainda é dúvida para o jogo contra o Inter.
Na metade final do treino, Joel testou uma nova formação: três zagueiros, quatro meio-campistas e três atacantes. Rodrigo Alvim foi para o time reserva e Deivid entrou em seu lugar. Com isso, Kleberson foi deslocado para a ala esquerda. Na defesa, González ficou na sobra, Airton virou um zagueiro pelo lado direito, com Welinton do lado esquerdo.
Fluminense
A ressaca da eliminação para o Boca Juniors (ARG) nas quartas de final da Copa Libertadores, pegou os jogadores do Fluminense. Nas Laranjeiras, apenas os reservas e não relacionados realizaram um treino com bola no gramado e foram observados pelo técnico Abel Braga, que sequer colocou o uniforme e acompanhou tudo de longe.
Quem comandou as atividades foi o auxiliar-técnico Leomir, que reliazou um treino em campo reduzido. Os titulares ficaram na academia, assim como os lesionados Fred, Diguinho, Deco e Valencia, realizando trabalho de reforço muscular.
A tradicional conversa que Abel tem com o grupo aconteceu dentro do vestiário, tanto que quem foi ao gramado subiu com cerca de 30 minutos de atraso. Wellington Nem já viajou com a Seleção Brasileira para a disputa do amistoso contra a Dinamarca.
Como sinal de apoio aos jogadores, o diretor executivo do clube, Rodrigo Caetano, e o presidente do clube foram até o gramado cumprimentar o grupo no dia após o empate em 1 a 1 com o Boca Juniors.
Botafogo
O meia Andrezinho treinou normalmente com bola em General Severiano. O camisa 10 do Botafogo se destacou com bom passes e chutes em gol na atividade tática comandada pelo técnico Oswaldo de Oliveira.
Andrezinho está fora da equipe desde a decisão da Taça Rio, contra o Vasco, quando o Alvinegro venceu por 3 a 1 e posteriormente sagrou-se campeão. Apesar de treinar bem, ele não enfrentará o Coritiba, próximo domingo, no Couto Pereira, às 16h, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
No trabalho tático, Oswaldo exigiu bastante de seus comandados. A todo momento, o treinador gritava para os jogadores apertarem a marcação. Elkeson e Cidinho, com boa movimentação, foram outros destaques.
O zagueiro Fábio Ferreira, com dores musculares, e o lateral-direito Lennon, não participaram do treinamento. Eles foram apenas poupados pela comissão técnica.
Vasco
O lance do gol perdido de Diego Souza ainda dará muito o que falar. O presidente Roberto Dinamite comentou a chance que poderia ter dado a classificação ao Vasco, eliminado da Copa Libertadores após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians.
O dirigente, maior artilheiro da História do Cruz-Maltino e um dos maiores do futebol brasileiro, não quis afirmar se faria ou não o gol estando sob as condições que o camisa 10 estava, frente a frente com o goleiro Cássio. Dinamite aproveitou para eximir Diego Souza de qualquer culpa pela eliminação na competição continental.
Sobre as críticas da torcida ao técnico Cristovão Borges e a alguns jogadores, Dinamite pede calma.
O Vasco volta suas atenções agora para o Campeonato Brasileiro, única competição que resta na temporada e para a manutenção do elenco. O próximo compromisso do cruz-maltino será contra a Portuguesa, sábado, no Canindé.
Cruzeiro
O técnico Celso Roth ganhou um reforço para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado, às 21h, contra o Náutico. O volante Willian Magrão, emprestado ao clube mineiro pelo Grêmio, foi regularizado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e poderá entrar em campo no estádio dos Aflitos.
Anunciado pela Raposa na última semana, o nome do meio-campista apareceu no Boletim Informativo Diário (BID). O atleta ficará no clube mineiro por empréstimo até o fim desta temporada. O clube de Belo Horizonte terá a opção de compra ao término do vínculo com o Cruzeiro.
Willian Magrão é o décimo volante do elenco celeste. O jogador chegou à Toca da Raposa 2 a pedido de Celso Roth.
Corinthians
Paulinho cansou de ser decisivo. Com gols importantes, virou destaque e a grande arma do Corinthians de Tite. Desde que o treinador assumiu o clube, em outubro de 2010, ele já marcou nada menos do que 17 gols. Neste período, apenas Liedson balançou rede mais vezes na equipe: 26 gols, o centroavante foi o artilheiro da equipe no Paulistão e Brasileirão do ano passado.
O camisa 8 do Timão foi o herói da suada classificação diante do Vasco, na última quarta-feira, no Pacaembu, ao marcar o gol da vitória aos 42 minutos do segundo tempo. Após escanteio de Alex, ele subiu mais do que todo mundo e cabeceou para o fundo das redes.
Paulinho já havia sido decisivo ao marcar na vitória por 3 a 0 sobre o Emelec (ECU), no Pacaembu, pelas oitavas de final. Na competição sul-americana, também deixou sua marca na goleada por 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira (VEN).
Neste ano, ele fez gols essenciais em dois duelos pelo Paulistão. Contra a Catanduvense, foi dele o gol de empate na virada por 2 a 1 no Pacaembu. Diante do arquirrival Palmeiras, o jogador fez outro gol de empate em mais uma virada por 2 a 1.
Palmeiras
Após um momento de turbulência logo depois da eliminação no Campeonato Paulista, o técnico Luiz Felipe Scolari só tem motivos para comemorar atualmente. Com a vaga assegurada na semifinal da Copa do Brasil, o treinador está empolgado com a campanha do Palmeiras. Ainda invicto no torneio, o Verdão de 2012 tem um desempenho melhor do que as equipes campeãs com o comandante em anos anteriores.
Nas suas duas primeiras conquistas, o técnico também não foi derrotado. Já na conquista com o Palmeiras, foram dois tropeços na campanha e aproveitamento de 61,1%.
Ainda faltam duas fases para o Verdão e Felipão voltarem a comemorar o título da Copa do Brasil. Após 13 anos, a equipe voltou a ser semifinalista. Já o treinador chegou nessa fase pela sétima vez. Maior vencedor da competição nacional, com três conquistas, o comandante palmeirense quer melhorar seus números. E colocar mais uma taça em sua coleção.
São Paulo
Após retornar de empréstimo do Tottenham (ING) há pouco mais de uma semana e já jogar a sua primeira partida como titular, diante do Goiás, o zagueiro Bruno Uvini revelou que quer continuar no Tricolor.
O camisa 34 tem contrato com o São Paulo até abril de 2014. Porém, no acordo firmado com o clube inglês, fixaram um valor de compra para o jogador, podendo exercer este direito até o fim de seu vínculo com o atleta, que se encerra no próximo dia 31 de maio.
Sobre seu retorno ao time, na última quarta-feira, no Serra Dourada, o zagueiro classificou o seu desempenho ante os goianos como "muito bom", comemorando a classificação da equipe para as semifinais da Copa do Brasil.
Uvini não jogava uma partida profissional desde o último dia 19 de novembro, quando entrou em campo na segunda etapa da partida contra o América-MG, no Morumbi, quando o Tricolor bateu os mineiros por 3 a 1.
Santos
Emoção, expulsão, tensão e pênaltis. Com todos os ingredientes de um jogo de Copa Libertadores, nesta ultima quinta-feira, o Santos venceu o Vélez Sarsfield (ARG) por 4 a 2 nas penalidades, após vitória no tempo normal por 1 a 0, e garantiu uma vaga na semifinal da competição continental.
Nem o status de atual campeão ou o talento de Neymar, garantiram uma noite tranquila na Vila Belmiro. Lotado, com mais de 13 mil pagantes, o estádio assistiu a mais uma das emocionantes partidas desta semana e, felizmente para os presentes, alimentou ainda mais o sonho do tetra do Peixe.
O herói da noite foi improvável: Léo, reserva no início da partida, veterano e ídolo da torcida, conseguiu superar suas limitações físicas, deu assistência para o gol de Alan Kardec no tempo normal e ainda bateu o pênalti derradeiro, que colocou o Peixe na semifinal.
E se o duelo das quartas de final já foi complicado, a semifinal tem tudo para ser ainda mais difícil emocionante e histórica para o Peixe. O adversário será nada menos que o Corinthians, seu grande rival.
Atlético Mineiro
Após apresentar o atacante Jô, a diretoria do Atlético-MG contratou outro reforço para o Brasileirão. Desta vez, a novidade é no setor defensivo, com a chegada do lateral-esquerdo Junior Cesar, que defendia o Flamengo desde o ano passado.
O jogador, de 30 anos, fez os exames físicos de praxe, em Belo Horizonte, e já se pronunciou como mais um elemento do elenco atleticano.
Junior Cesar é o sexto reforço do Atlético-MG para esta temporada e o segundo visando melhorar o grupo, que já começou a disputa do Campeonato Brasileiro no domingo passado.
Chegando para resolver o problema da lateral esquerda da equipe, Junior Cesar já sabe da responsabilidade que terá em sua nova casa.
Junior Cesar já conta com a confiança do técnico Cuca. No Botafogo e no Fluminense, os dois atleticanos trabalharam juntos. Assim, o entendimento entre comandante e comandado será fácil na Cidade do Galo.