Quais são seus planos para 2016? O que você deseja mudar? Há muitos anos eu elegi janeiro como o meu mês de “recauchutagem” de vida. Ao invés de fazer listas intermináveis de resoluções, que muitas vezes não saem do papel, eu uso janeiro pra dar um “check-up” em vários itens de minha vida. Vou dividir alguns com vocês e quem sabe não criamos um novo hábito na sua vida também?
1) Histórico de crédito:
Primeiramente, eu checo o meu crédito gratuitamente acessando o site www.annualcreditreport.com. Leva um tempinho, pois eles tem que se certificar de sua identidade, mas puxo meu relatório de crédito das três mais importantes agências (TransUnion, Experian e Equifax). O relatório em si é gratuito e você pode ter acesso ao mesmo uma vez ao ano, e por uma pequena taxa você pode também ter acesso a sua pontuação de crédito. Uso este serviço para checar o meu crédito e ter a certeza de que não existem erros no mesmo ou que ninguém tentou aplicar para nenhum crédito novo usando os meus dados. Você não tem noção de como este hábito simples pode te salvar de uma dor de cabeça enorme no futuro.2) Seguro de vida:
este é outro item importante de minha agenda. Gosto de marcar uma avaliação com meu corretor e me certificar que tenho a cobertura necessária para a proteção de minha família. Foi assim que, no ano passado, descobri a nova apólice de seguro de vida com benefícios em vida; ou seja, se eu sofrer um ataque de coração , derrame ou câncer, por exemplo, posso usar uma parte do meu seguro para o que eu precisar. E, por isso, agradeço ao Gustavo e Marina Couto, por haverem me instruído a este respeito. Para maiores informações, ligue para 754-265-0461 (Gustavo).3) Cable ou Serviço de Satélite:
Comcast é a proxima em minha lista. Vocês não imaginam o que um telefone para checar a sua conta pode te trazer em termos de benefícios. Ano passado, descobri que estava pagando por canais que nunca assistia e taxas que realmente não me pertenciam. Apesar do serviço de atendimento ao clientes deles deixar muito a desejar, com paciência você pode achar uns dólares perdidos na sua conta.4) Exame anual:
Hora de fazer meu check-up anual. Está incluído em seu plano e não custa nada! Vale a pena ver como andam seus exames e se você está realmente em forma. Entram neste quesito as resoluções de comer melhor, procurar uma atividade de exercício que te atraia, ou achar uma atividade qualquer, mesmo que não te atraia (risos).5) Conta do celular:
este é outro telefonema que vale muito a pena perder um tempinho para checar. Ano passado, descobri que estava pagando seguro duas vezes no meu iPhone, um pelo Apple care e outro através da Sprint, e jogando fora quase $20 dólares ao mês sem nenhuma necessidade.6) Cartões de crédito:
este item talvez seja um dos mais importantes desta lista. Você sabia que você pode negociar com seus credores diretamente e pedir uma redução das suas taxas de juros? Bom, nem sempre acontece, mas não custa nada tentar. Se você tem sido um bom pagador, terá mais chances de ter a sua conta revisada. Mas, claro, se eles não quiserem ajudar, você já sabe que pode me ligar e através de um programa de consolidação de crédito reduzir as suas taxas enter 0% a 8%... garantido!7) Limpeza de contatos:
esta eu realmente adoro! Dou uma olhada em meus contatos e vejo que tem gente que não merece lugar nesta lista e outros que estou em falta, pois só vejo ou falo pelas redes socias. Nesta hora reservo um tempo que pra mim é precioso e telefono para estas pessoas. Vocês não imaginam o que 10 minutos de conversa com alguém querido podem fazer pelo seu dia.8) “Date” comigo mesma:
durante esta loucura que muitas vezes as festas de fim de ano se transformam, eu marco um encontro comigo mesma. Geralmente, este encontro acontece na praia, mas se o tempo está curto, eu vou pro meu quintal mesmo. Observo o pôr do sol no lago atrás de minha casa, agradeço e Deus por todas as bençãos em minha vida e penso nas coisas que pretendo realizar no ano que se inicia. Seja lá o que você decidir, eu gostaria de deixar aqui o meu carinho e agradecimento por todos os emails e telefonemas que recebo por causa desta coluna. Desejo na vida de cada um de vocês um 2016 produtivo e repleto de realizações. No que depender de mim, estarei aqui sempre dividindo um pouco do meu conhecimento para fazer a sua vida financeira mais saudável em 2016! Feliz Ano Novo!