2012: e as teorias do fim do mundo

Especialistas dizem que filmes sobre o tema, como “2012” contribuem para o senso comum e ao mesmo tempo para a falta de informação.
Ao mesmo tempo, muita gente fala que isso não passa de marketing e mais uma previsão falha, como as anteriores. Perguntamos a alguns brasileiros que vivem no sul da Flórida o que acham da ideia do fim do mundo e o que fariam se soubessem que o mundo iria acabar.
“Não acredito em fim do mundo, e esta previsão é feita baseada em previsões maias, onde eles mencionam uma transformação, um fim de era, e não um fim do mundo. Acredito nisso, porque vejo as constantes mudanças climáticas, o posicionamento do Sol, e creio que isto influencia na transformação vibracional do planeta, e constantemente em nós”, disse Eliane Carotta. “Cabe a cada um abrir os olhos e exercer seu papel na sociedade, olhando um pouco além do próprio umbigo”.
Em geral, os brasileiros com os quais falamos, não acreditam que vá haver um “fim de mundo” como nos filmes de Hollywood. “Eu acredito que quem acaba são as pessoas, o mundo continua”, disse Gil Liberato Santos. “Acredito que vai acabar sim, quando eu morrer, com certeza acaba”, disse Bruno Contipelli.
Outros aproveitam a ideia para falar de uma transformação, para que as pessoas fiquem mais conscientes. “Existe uma grande diferença entre morrer para vida e morrer na vida. Quando você morre para a vida ainda há esperança, mas e quando você morre na vida?”, disse Raphael Lopes. “O mundo está precisando mesmo de uma purificação. Tem muita gente má. Gente que usa e abusa do poder. Gente que promove o terror, que rouba, engana, mata e faz disso sua profissão”, disse Contipelli. Entenda a importância de 2012 para os Maias:
Sol infernal
O Sol, muito gradualmente, vai se tornando mais quente com o passar do tempo. No passado, era mais frio. No futuro, estará mais ativo. Em cerca de 1 bilhão de anos, o aumento da radiação solar provocará a evaporação de toda a água da Terra. O acúmulo de vapor aumentará ainda mais a temperatura, para cerca de 400 °C.